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Mostrando postagens de abril, 2011

Pick-Up Corsa 1.6 Não pega

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    DEFEITO: corsa 2001 1.6 EFI que não tem centelha, segundo o cliente o mesmo vinha apresentando baixo desempenho e alguns estouros e de repente morreu e não mais pegou. Chegou para mim guinchado de outra oficina segundo o mecânco o mesmo já tinha trocado uma bobina mais não resolveu o problema. Realizei a medições na bobina que apresentou resultados dentro do especificado, examinei fusível estava ok. Quando começamos a examinar no chicote para  vereficar a continuidade dos fios da bobina para central ao dar na partida o motor funcionou, isso é prova clara que tinha fio quebrado em algun lugar. fiz o teste com  a caneta de polaridade no fio preto que sai da bobina o led vermelho  não acendia mechia no chicote, o led vermelho acendia. A soluçaõ é abrir todo chicote pra achar o fio que estar interrompido. SOLUÇÃO:REPARAR CHICOTE DE INJEÇAO E REFAZER FIO POSITIVO DA BOBINA E O PROBLEMA FOI RESOLVIDO. Comentarios: 70% dos defeitos são de origem de mau contato, portanto é pre

UNO FIRE.NÃO DESLIGA A "VENTOINHA"

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Cliente  Reclama:    elétroventilador " ventoinha "não desliga  Diagnóstico: No Scanner falha no sensor de temperatura.Voltagem alta. SOLUÇÃO: SUBSTITUIR O SENSOR DE TEMPERATURA POIS O MESMO ESTAVA QUEIMADO. OBS: http://blocktotal.blogspot.com/2011/04/onde-fica-o-sensor-de-temperatura-do.html COMO AVALIAR O CIRCUITO DO SENSOR DE TEMPERATURA 1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) do sensor (ligado ao pino 16 da centralina ). Negativo (-). 2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio ( branco ) do sensor ligado ao pino 13 da centralina. Dados abaixo motor quente: entre 0,4 a 0,6 v (220  W  ). Temperatura °C 100 80 60 40 30 20 Tensão V 0,5 0,8 1,4 2,2 2,7 3,9 Resistência  W 200 370 730 1550 2400 3600     

Astra 1.8 falhando em baixa.

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DEFEITO: Macha-lenta ok, em alta rotação não falhava, realizamos o teste de rotina.  rastreamos o sistema de injeção e achamos uma avaria Sonda Lambda inoperante agora era preciso achar a causa dessa deficiência examinamos a Sonda e a mesma estava ok. Como esse é um sintoma causado pelo sistema de ignição, testamos cabos,velas e bobinas. SlOLUÇÃO: Substituir os cabos de velas os mesmo são principais causadores de fuga de corrente causando interferência elétromagnetica,  e o problema sumiu. esse tipo de problema é tão simples, e comum de acontecer. 

AMORTECEDORES. O QUE É?

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O amortecedor é um componente do sistema de suspensão dos veículos. A estabilidade,conforto e segurança ficam diretamente comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente. Isto é verificado pela dificuldade no controle do veículo em curvas,freadas,pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro ou irregular dos pneus e demais componentes da suspensão. Portanto,é importante a verificação periódicas dos amortecedores,bem como dos demais componentes da suspensão,sempre que o veículo passar por uma revisão. COMO FUNCIONA?  O amortecedor fica localizado na região inferior do veículo, sendo um elemento de ligação entre a suspensão e  a carroceria e controla os movimentos das molas fazendo com que o veículo mantenha a aderência ao solo. QUANDO DEVE SER SUBSTITUÍDO? O desgaste natural dos amortecedores ,causado pelo o uso,compromete a dirigibilidade do veículo e acelera o desgaste de outros componentes da suspensão. Assim, não corra risco desnecessário. Ac

Injeção Flex 1.0

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A tecnologia aplicada no novo sistema de injeção da Fiat é a SFS (Sofware Flexfuel Sensor), desenvolvida pela Magneti Marelli para ser utilizada nos primeiros bicombustíveis que a marca lançou no ano passado, com os motores 1.3 e 1.8 Flex. Esse software foi implantado no módulo de comando eletrônico – centralina – permitindo que o veículo seja abastecido com álcool, gasolina, ou qualquer proporção da mistura dos dois combustíveis, sem perder potência ou aumentar a emissão de poluentes na atmosfera. Os motores com mil cilindradas têm maior sensibilidade e percebem com mais intensidade o combustível que será utilizado, além disso, exige rapidez na assimilação das regulagens e evidenciam as diferenças no consumo do combustível. Por esse motivo, o processador é maior, com mais capacidade para ler e identificar as informações da sonda lambda e dos sensores de temperatura, velocidade, rotação, detonação e do nível de combustível. Com as informações reunidas, a centralina adequa o fluxo de

onde fica o sensor de temperatura do uno flex?

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Estar localizado no cabeçote abaixo do coletor admissão.  Este sensor  é basicamente  um termistor,ou seja um resistor que varia sua resistência com a temperatura.Funciona da mesma forma que os sensores de medida de temperatura. Em temperatura baixas, a resistência é alta,á medida que a temperatura sobe, a resistência diminui.É um componente denominado NTC. A unidade de comando faz passar uma corrente elétrica por este sensor e mede a variaçao da tensão elétrica (voltagem),que será usada para calcular a temperatura do motor nas fases fia e quente.A temperatura da água é necessário para efetuar os seguinte cálculo: -ROTAÇÃO DE MACHA -LENTA -AVANÇO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DA IGNIÇÃO -TEMPO DE INJEÇÃO( TI ) OBS: NA FALHA DESSE SENSOR O SINTOMA MAIS COMUM É. ALTO COMSUMO DE COMBUSTÍVEL. NA LINHA FIRE O ELETROVENTILADO ( ventuinha ) DISPARA LIGADO.. POR QUE?. NO SISTEMA FIRE NAO HÁ PRESENÇA DO INTERRUPTOR  TERMICO( cebolão ) E A UNIDADE DE COMANDO ENTRA NO ESTADO DE EMEGENCIA.

MOTOR NÃO PEGA DEPOIS DE AQUECIDO

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O motor pega normalmente quando  frio,mas quando atingir a temperatura operacional e for desligado, o motor vira mas não pega. (tem centelha nas velas e injeção de combustível na admissão) O motor só volta a funcionar se ficar parado por alguns minutos. Observamos que ao  retirar a mangueira do respiro do motor ( como se mostra na foto ) o problema não aparecia e o motor pegava normal  tanto quente como frio. CONCLUSÃO: conclui-mos que o desgaste elevado dos cilindros do  motor ocasionava o aumento de pressão do cárter e consequentemente a emissão execessiva de vapor ( fumaça ) aspirava através do respiro acumulando-se nos cilindros do motor-esses gases empedia a combustão provocando o defeito. O motor só ligava se fossem aguardados alguns minutos tempo necessário para que parte dos gases deixasse o motor. SOLUÇÃO: RETIFICAR O MOTOR  CONCLUSÃO: o problema oriundo de dois cinlindros.

kombi queimando bobina de igniçao.

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DEFEITO: O cliente disse que     já era a terceira bobina de ignição causa : Geralmente quando isso acontece nessas kombi à ar o defeito é no negativo de alimentação da própria bobina,onde o mesmo é diretamente aterrado!O positivo vem do relé principal e o negativo é aterrado no próprio motor. outro problema comum é o aterramento do motor. SOLUÇÃO: PROCEDIMENTO PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA: FAZER UM NOVO ATERRAMENTO DA CAIXA DE MACHA AO MOTOR DO MOTOR AO CHASSI DO CHASSI AO MÓDULO DE INJEÇÃO ISSO É UM PROCEMENTO COMUM OUTRA COISA TAMBÉM É SUBSTITUIR AS VELAS, SEUS ELETRODOS ESTAVA MUITOS ABERTO ISSO CAUSA Á QUEIMA PREMATURA DA BOBINA DE IGNIÇÃO. COM O PROCEDIMENTO TOMADO O PROBLEMA FOI RESOLVIDO   ABRAÇOS  

FIAT FIORINO E UNO DEFEITO COMUM

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Fiat Fiorino e Uno       Veículo detona e veículo rateia na aceleração de retomada? Após um check-up no Sensor MAP com um SCANNER em que tudo estava normal e foi feito todo o teste e estava com problema no seu sinal de resposta o defeito constatado foi o entupimento do canal de vácuo no Corpo de Borboleta e que limpo o veiculo voltou a funcionar normal. 
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A válvula corretora da macha-lenta encontra-se no coletor de admissão. O controle da macha-lenta é feito por obturador que atua numa passagem de ar adicional existente entre a parte entre a parte superior e interior borboleta principal (BY-Pass ) O obturador permite a passagem de uma maior ou menor quantidade de ar em função das necessidades do motor.Assim quando ocorre uma aumento na carga do motor, ex: ao se ligar o ar condicionado ou "ventoinha" do radiador , a macha-lenta sempre atuará para estabilizar.A correção da macha-lenta também ocorre na fase fria do motor aumentando a rotação de macha-lenta para 1200RPM,pois quando o motor está frio a quantidade de mistura deve ser maior para que haja estabilidade na macha-lenta e condições de normalidade do veículo. Na falha desse atuador>   Sintomas macha -lenta oscilando, motor morrendo , motor acelerado,motor demora pegar pela manha e outros.

FORD EEC IV - OBD II .COMO FUNCIONA ?

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Sistema de injeção tem por função um controle total do motor, coletando dados de diversos sensores, processando-os e gerando valores de saída através de atuadores que garantem boas condições de funcionamento. Este sistema é dividido em duas grandes partes em: Software fica instalado na Centralina ou ECU e sua função é: controlar as saídas, com base nos valores dos sinais de entrada. Hardware inclui o módulo do controle do motor chamado de Centralina ou ECU, Sensores, Interruptores, Atuadores, Válvulas etc. A Centralina recebe informações de uma variedades de sensores, e os processa através de um computador digital e envia sinais aos diversos atuadores. A unidade de controle ou Unidade de comando está constantemente realizando leituras dos sensores distribuídos pelo motor. Este sistema utiliza basicamente informações dos seguintes Sensores. Sensor da Temperatura da Água. Sensor da Temperatura do Ar de Admissão. Sensor da Massa de Ar de Admissão. Sensor da Velocidade do Veiculo

SANTANA A GÁS NÃO FUNCIONA A GASOLINA.

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DEFEITO:  Este Santana deu entrada na oficina  vindo de outra outra oficina, o Cliente disse que após trocar a bomba de combustível motor dava partida somente no  gás mais quando mudava para gasolina   o motor morria. CAUSA:    Foi iniciado o diagnostico fazendo os testes de pressão e vazão da bomba de combustível a mesma  estava deficiente, testamos  cabos, velas e bobina de ignição e nada foi encontrado. Partimos então para um rastreamento com scanner e tudo estava ok   TESTANDO O CIRCUITO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL. TESTANDO:  PONTA DE PROVA, no fio que vem do terminal 87 do relé da bomba. Dar partida no motor  Positivo (+) (12V). durante a partida.  Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio de aterramento da bomba  Negativo (-) então retiramos a bomba de combustível e para nossa surpresa encontramos o tampão que vem na bomba para proteger de sujeira    medimos a pressão da bomba fora do carro e sua pressão estava deficiente  e, depois de funcionar ela parou e não funcionou m

BOMBA DE COMBUSTÍVEL.ENTENDA

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A bomba de combustível tem por função alimentar os bicos injetores com pressão vazão constante ( em conjunto com o regulador de pressão ).Se o motor parar de funcionar,mesmo com a chave ligada, a bomba para de funcinar por segurança. No tubo de saida de combustível da bomba e está instalada uma vávula de retenção para que a linha permaneça pressurizado mesmo com o veiculo desligado. DICA:Como em todos os sistemas eletrônicos, essa peça também apresenta desgaste .. e apresenta alguns sintomas como: motor sem força,motor não desenvolve,estouros no coletor, barrulho tipo, "zunido" muito alto na bomba, motor as vezes morre e pega depois de uns 10 minutos. OBS: ALGUNS DESSES SINTOMAS APARECE ANTES DA BOMBA PERDER TOLTAMENTE SUA FORÇA.

MONZA.FALHANDO MUITO

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DEFEITO:  Este Monza não abria o giro quando se pisava fundo no acelerador, ou seja, ele não atingia uma alta RPM e quando se acelerava de uma vez o motor falhava chegando as vezes a dar estouros dentro do coletor de admissão. http://blocktotal.blogspot.com/2011/04/sensor-mapenteda.html CAUSA:  Iniciamos testando o sistema elétrico e a pressão da linha de combustível e estes não apresentaram problema algum, com o uso de um multímetro identificamos que o sensor MAP estava com uma leitura acima do normal, foi feito o teste no sensor com uma bombinha de vácuo e o mesmo se mostrou funcionando normal examinamos a mangueira  que a liga ao corpo da borboleta e mesma estava ressecada. COMO TESTAR ESSE SENSOR: TESTANDO 1- Com ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal A do sensor fio (preto/amarelo) ou pino A11 da centralina > Deve ter massa (-). 2- Com ignição ligada e o motor parado coloque gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (cinza

SENSOR MAP.ENTEDA

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Este sensor avalia as variações  de pressão ocorrida no coletor de admissão decorrentes das variações de rotação  e carga no motor. A pressão absoluta no coletor é equivalente á variação do sistema de vácuo no coletor de admissão.Este sensor é ligado ao corpo da borboleta através de uma mangueira flexível.A unidade de comando fornece uma tensão de 5 volts e esta é convertida em frequência, ou em tesão,dependendo da depressão no coletor.Esta informação é utilizada para se calcular a quantidade de combustível a ser injetada a rotação de macha -lenta e o avanço da ignição.Quando se liga a ignição ( motor parado) ou quando a borboleta está totalmente aberta, o sensor vai estar medino a pressão atmosférica e esta é imediatamente calculada  e armazenada na memória da unidade de comando para determinar o combustível a ser injetado. OBS: Na falta desse sensor observa-se os seguinte sintomas: estouros no coletor de admiss ão,macha-lenta oscilando,e um  ch eiro forte no escapamento.

SAVEIRO 1.8 motor AP FALHANDO.

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  O cliente reclamou que o motor do seu carro estava falhando na baixa rotação e "buracos na aceleração. CAUSA .instalamos o manometro para aferir a pressão da bomba resultado pressao de linha 3.0 bar considerada normal e na maxima 5.5bar suficiente para esse carro. Indicação da tabela: com a bomba ligada, leia manômetro>.. Feche lentamente a válvula, deve indicar de 4 a 6 bar ( pressão máxima)Se a pressão subir muito, a válvula de segurança da bomba pode abrir despressurizar o sistema . tudo ok No Scanner falha no sensor da borboleta  resolvemos fazer o teste circuito logo de vista, percebemos o chicote quebrado. SOLUÇAO. substituir conector do sensor da borboleta e reparar chicote. e o problema acabou.  OBS: Na falta de sensor observa os seguinte sintomas. http://blocktotal.blogspot.com/2011/04/sensor-da-borboleta.html  e levando sempre em conta que 70% dos defeitos sãos de origem de mau contato.

TEMPRA 2.0 16V P8

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Tempra 2.0 16V IAW P8 Erro comum neste modelo Montagem trocada do conector    do Sensor de Temperatura da Água    pelo conector da Válvula Térmica Adicionadora de Ar da Fase Fria Tempra 2.0 16V IAW P8 Erro comum neste modelo Montagem trocada do conector    do Sensor de Detonação    pelo conector da Sonda Lambda Tempra 2.0 16V IAW P8 Erro comum neste modelo Montagem trocada do conector  do Sensor de Detonação  pelo conector do Sensor de Fase mesmo com conectores com cores diferentes.

New Beetle 2.0L

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Intervalo de Troca da Correia Dentada É recomendado uma revisão a cada 35 mil km ou um ano com possível troca. A montadora recomenda a troca após 100 mil Km . Devem sempre serem levadas em conta as instruções de serviço do veiculo. Este motor foi identificado como motor de precisão , no qual o caso de um dano entre o pistão e as válvulas é muito provável se a correia dentada não for instalada corretamente com as marcas de idenficação. Aconselha-se fazer um teste de compressão em todos os cilindros . Remover e Instalar  Disconecte o cabo do terra -Não gire a Arvore de Manivelas nem o Comando de válvulas ao remover a correria dentada . -Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado -Gire a Arvore de Manivelas para direção normal de funcionamento. -Não gire a Arvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou alguma outra polia dentada. -Observe todos torques de reaperto. 1-Remova: -Protetor da água Direito -Protetores do motor -Correia