sábado, 9 de abril de 2011

ARREFECIMENTO



Para não deixar fever,  a troca do líquido arrefecimento do veículo é um procedimento fundamental para manter a temperatura certa do motor  nas condições de uso normal ,evitando assim a corrosão do sistema ,o ressecamento  das mangueiras e outros danos sérios.

A função do aditivo de arrefecimento é transformar a água num fluido adequado ao bom funcionamento e proteção do sistema de arrefecimento do motor  de combustão interna. O liquido faz a troca do calor,ganhando calor quando passa pelo o motor e perdendo passar pelo o radiador.
DICA: Existem vários aditivos para arrefecimento no mercado brasileiro, é preciso ficar atento por que sempre se deve usar aquele recomendado pelo o fabricante
COMPONENTES DO SISTEMA ARREFECIMENTO.
 bomba d`água
radiador
válvula termostática
ventoinha
mangueiras
liquido de arrefecimento.


CONFORME OS MANUAIS INDICAM A PRIMEIRA TROCA EM TORNO DOS 30 MIL KM OU 1 ANO.
RECOMENDO NA HORA DA  COMPRA SEMPRE O FLUIDO CONCENTRADO( MISTURADO COM ÁGUA ANTES DE SER COLOCADO NO MOTOR)


PROCEDIMENTO  PARA TROCA .
 É UM SERVIÇO MUITO SIMPLES DE EFETUAR ,POREM EXIGE  MUITO CUIDADO E ATENÇÃO,PRIMEIRO COM RELAÇÃO  SEGURANÇA , E POR CONTA DA ESCOLHA CERTA   DO PRODUTO A SER COLOCADO NO MOTOR. A TROCA DEVE SER FEITA COM O MOTOR FRIO DE MANEIRA MANUAL OU MECANIZADA, COM AJUDA DE EQUIPAMENTO QUE TEM NO MERCADO.



O MOTOR FERVEU O QUE FAÇO?


1. não forçar o motor  a risco de queima da junta do cabeçote ou engripamento  de pistão.


2.bom é deixar o motor esfriar antes de mexer no sistema, ou adicionar água ou aditivo a risco de trinca  do cabeçote.


3.examinar e sanar todos os defeitos meânicos e elétricos que possam ter provocado o sintoma de super aquecimento,e substituir as peças que apresentarem defeito.


4.limpar o sistema e testar a estanqueidade  


5. testar o funcionamento  com motor ligado e esperar a ventoinha ligar  3 vezes.


DICA: de nada adianta um sistema bem aditivado , mas sem pressurização as vezes todo o problema pode estar na tampa do reservatório  de água. o fluído  irá fever da mesma forma.o mesmo se aplica ao bom funcionamento do eletroventilador  do radiador ( ventoinha) deve também tomar cuidados com radiadores recuperados 
Água da torneira não. por que contém cloro e sais minerais que pode causar danos ao sistema como corrosões e inrcustações  bom mesmo é sempre completar com aditivo concentrado ou água mineral.


obs: quando colocar o líquido posicione o comando do ar do carro na posição quente.

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