segunda-feira, 4 de abril de 2011

SENSOR MAF.

ntroO sensor MAF (Mass Air Flow) é um transdutor trifilar que mede a quantidade de ar que entra no motor. O módulo de injeção eletrônica do  motor utiliza o sinal do sensor MAF para calcular o tempo de injeção de combustível conforme as mudanças no fluxo de ar do motor. Uma grande quantidade de ar indica que o motor está sob carga (requer mais combustível), enquanto uma quantidade pequena de ar é sinal de que o motor está funcionando em marcha lenta (requer menos combustível). O sensor MAF é conhecido tecnicamente pelo nome de gerador de freqüência, já que converte o fluxo de ar do motor num sinal de freqüência. Os motores que utilizam um sensor MAF são extremamente sensíveis a vazamentos de ar, pois isso afeta a medição. É por isso que uma vareta medidora mal assentada ou a falta de uma tampa de bujão de abastecimento de óleo podem fazer com que o motor funcione em marcha lenta de maneira irregular ou até mesmo pare de funcionar.
Diagnóstico e teste da MAF
1 . Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/laranja) ligado ao terminal C do sensor. Negativo (-).

2 . Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom/azul) ligado ao terminal D do sensor. Negativo (-).

3 . Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (lilás) ligado ao terminal A do sensor. Positivo (+).

4 . Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio (branco/azul) ligado ao pino 50 da centralina. Em marcha lenta  tensão de 0,8 V a 1,0 V . A 2500 rpm. tensão de 1,3 V a 1,5 V.

valores tirados do
Quais são os sintomas de um sensor de fluxo de ar defeituoso?Problemas: Os primeiros problemas começam a surgir quando nos apercebemos que o carro não desenvolve como antes. A velocidade máxima não é atingida e a partir de certa rotação o carro parece que puxa menos.Considerando que o sensor de fluxo de ar é um dispositivo fundamental tanto para o controle de combustível como para o avanço de ignição, se estiver defeituoso pode criar uma grande variedade de sintomas na condução. Os mais comuns são dificuldades de partida, oscilação e detonação. Em muitos casos, esses sintomas ocorrem intermitentemente e podem, portanto, ser difíceis de diagnostica.

5 comentários:

Anônimo disse...

muito bom seu blog amigo, eu estou com esse problema no carro, o sensor maf parou de funcionar, ja estou providenciando outro e eram exatamente esses sintomas que o marea apresentava!!!

Anônimo disse...

SAUDAÇÕES A TODOS, TENHO UM FORD MONDEO 2000 AUTOMATICO, O CARRO É IMPECAVEL, SOU 3 DONO, TUDO FUNCIONA, MAS INFELIZMENTE PERCEBI ALGUNS DEFEITINHOS CHATOS, PRIMEIRO, TEM HORA QUE O GIRO FICA EM 1000, E HORA ABAIXO DE 1000, E SEM MEXER NO VOLANTE , NEM LIGAR AR E OUTRO EQUIPAMENTO DO CARRO, SEGUNDO COM O CARRO EM MOVIMENTO TEM HORA QUE ELE FICA OUTRO, PARECE QUE UM PEQUENO TOQUE NO ACELERADOR ELE FICA COM POTENCIA TOTAL, E TEM MOMENTOS QUE ELE PERDE ESSA POTENCIA TODA, FICA MAIS LENTO NAS , PARECE QUE ESTA FAZENDO UMA FORÇA MUITO GRANDE PARA SE MOVIMENTAR, JA OCORREU DE EU NAO CONSEGUIR ULTRAPASSAR CARROS PEQUENOS, POR FALTA DE POTENCIA, MAS ISSO OSCILA , JA TROQUEI BOBINA, VELAS, CORREIA DENTADA, BICOS EJETORES, VERIFICAÇÃO DE BOMBA DE COMBUSTÍVEL, SERA QUE ALGUEM PODERIA ME DAR UMA LUZ PARA ESTE PROBLEMA

Erik Saito disse...

Boa noite pessoal por favor me ajudem estou com uma marea 2.4 20v e foi arrancado o sensor maf e o plug foi junto, comprei outro plug aí que está o problema, não sei qual a ordem dor fios si puderem me ajudar agradeço grandemente

Erik Saito disse...

Boa noite pessoal por favor me ajudem estou com uma marea 2.4 20v e foi arrancado o sensor maf e o plug foi junto, comprei outro plug aí que está o problema, não sei qual a ordem dor fios si puderem me ajudar agradeço grandemente

Erik Saito disse...

Boa noite pessoal por favor me ajudem estou com uma marea 2.4 20v e foi arrancado o sensor maf e o plug foi junto, comprei outro plug aí que está o problema, não sei qual a ordem dor fios si puderem me ajudar agradeço grandemente