SONDA LAMBDA.

o teste de tempo de injeção X sonda lambda é um deste procedimentos que nos da meio caminho andado para diagnosticar um defeito.


O sinal da sonda lambda (sensor que mede o nivel de oxigênio nos gases do escapamento) é medida em milivolts (mV) e varia entre 50 a 900 mV de acordo com a concentração de Oxigênio nos gases, por sua vez o tempo de injeção (TI) é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta ou seja o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.
O TI é calculado pela central eletrônica usando como base as informações dos sensores espalhados pelo motor, e alterado a medida que a sonda lambda envia um sinal informando que ocorreu uma alteração na mistura ar/combustível. Esta correção ocorre a todo momento sendo ignorada somente quando a sonda ainda não atingiu sua temperatura de trabalho (300 C°), em acelerações em plena carga ou em desacelerações. Quando a central recebe um sinal menor que 300 mV ela entende que a mistura esta com pouco combustível ( mistura pobre) quando isso ocorre a central aumenta o tempo de injeção para que haja a estabilização da mistura, e quando a U.C.E recebe um sinal maior que 600 mV a mesma sabe que a mistura esta com mais combustível do que ar (mistura rica) fazendo com que o TI abaixe para corrigir a mistura.
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:
  • Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV:Se o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.  
  • Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV:  neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição ( como velas, cabos, etc. ruins)- outros..


  • Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.

-entrada de ar falsa

-outros.
Todos estes parâmetros podem ser obtidos com o uso de um multímetro, basta o mesmo ter a função de mili-segundos, ou até mesmo com um scanner você pode conferir estes dados.
COMENTE:

Comentários

alcivan disse…
vale apena ver essa postagem do dr.carro explica muito bem ,pricipalmente ajente que tem oficina.

Postagens mais visitadas deste blog

Gol 2001 com um código 18087

CÓDIGOS DE FALHAS GERADOS P1241,P1341

FIESTA 1.0 COMO FAZER O RESET?