ALTERNADOR. ENTENDA O SEU FUCIONAMENTO

Ele é acionado pelo o motor ,através de uma correia sincronizadora. Ao contrário do que muita pessoas imaginam,é o alternador ,e não a bateria ,que alimenta todos os componentes elétricos durante o funcionamento do veículo.e também ele é responsável por recarregar a bateria.
O seu nome é um referencia ao tipo de corrente produzida.Esse produto funciona de acordo com o fundamento da indução eletromagnética. A corrente elétrica fui através do rotor criando uma campo magnético que induz a movimentação  dos ELÉTRONS nas bobinas do ESTATOR ,resultando em uma corrente alternada
Todos os carros operam com corrente  contínua ,por isso em alternadores automotivos ,existe a edição de dois componente muito importante: A PLACA RETIFICADORA que transforma a corrente alternada em contínua , e o REGULADOR DE TENÇÃO ,reponsável pelo o controle da tenção.
Suas principais funções : CARREGAR A BATERIA , FORNECER ENEGIA ELÉTRICA PARA OS COMPONENTES ELÉTRICOS, E POUPAR ENEGIA ARMAZENADA NA BATERIA.
 SEUS PRINCIPAIS COMPONENTE  SAO:
ESTATORTem como função criar corrente elétrica. Os defeito mais comum que ocorrem nos estatorees sãos curtos circuito  entre as bobinas e as laminas  de aço que impede o mesmo de gerar enégia.
ROTOR.O rotor tem a função de formar uma campo magnético que te como resultado a produção  de  corrente elétrica.Os defeito mais comum sãos curto circuito entre os fios  da bobina.
PLACA RETIFICADORA:Ela transforma a corrente alternada que é produzida pelo o alternador em corrente contínua que usada para repor a carga da bateria  para ser usada outra vez.Seus defeito mais comum : sãos as  queimas de diodos.. ocasionando  que luz no painel fique acesa ,isso atrapalha o funcionamento do conjunto . neste caso a única solucão é substituir  o componente.
REGULADOR DE TENÇÃO.Sua função é proteger os equipamentos que fazem uso da energia gerada pelo o alternador e controlar a tenção produzida em qualquer regime do motor.Os defeito mais comum sãos desgaste de escovas . neste caso a única solução é a troca do componente.

OBS:Para o bom desempenho dos sistemas elétricos do carro, a tensão nominal deve ser contínua, geralmente entre 12,1 e 14,9 volts.
Muitos que não sabe desse assunto confundem motor de arranque (ou motor de partida) com alternador. A diferença entre os dois reside em suas respectivas funções. Enquanto o motor de arranque só funciona para que o motor dê a primeira partida no motor de combustão, ficando inativo após esta função, o alternador alimenta todos os componentes elétricos do carro enquanto ele estiver em movimento.
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Comentários

jean disse…
tenho um palio 1.6 16v o eixo do alternador gastou a parte onde pega as escovas qual seria amelhor solusao neste caso
alexandre block disse…
olha, dependendo do caso a melhor solução é substituir o rotor
fbo30 disse…
olá meu nome é fabio e tenho um problema minha bateria não sta sendo carregada pelo alternador oq pode seré um pegeout 206
Anônimo disse…
Tensão é com S e não com cedilha.
olá meu nome é Robison tenho um fox fica oscilando farol luzes internas o que pode ser.
Anônimo disse…
Robison o meu Fiesta também está assim, mas o meu já está afetando os faróis.
Anônimo disse…
PARA O ANÕNIMO QUE DIZ QUE TENSÃO É COM S E NÃO COM Ç. VALE LEMBRAR QUE ÁS DÚVIDAS AQUI É SOBRE CARRO E NÃO PORTUGUÊS. OK.
Anônimo disse…
Oque que é mais cimum, a bateria dar defeito ou o alternador não recarregar a bateria. Por que eu tenho que dar todo dia chupeta no carro..
Anônimo disse…
melhor vc substituir um novo pelo velho que sai maís em conta,só o eixo para trocar e as escova nao ficam muito barato nao,porq a mao de obra é muito caro.blz?
jean carlos disse…
Olá! meu é nome jean troquei os rolamentos do alternador do meu carro(corsa) 1.0 2005,só que agora Luz dá bateria fica acessá no painel o que pode ser e o que tenho que fazer?

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