ALTERNADOR. ENTENDA O SEU FUCIONAMENTO

O seu nome é um referencia ao tipo de corrente produzida.Esse produto funciona de acordo com o fundamento da indução eletromagnética. A corrente elétrica fui através do rotor criando uma campo magnético que induz a movimentação dos ELÉTRONS nas bobinas do ESTATOR ,resultando em uma corrente alternada
Todos os carros operam com corrente contínua ,por isso em alternadores automotivos ,existe a edição de dois componente muito importante: A PLACA RETIFICADORA que transforma a corrente alternada em contínua , e o REGULADOR DE TENÇÃO ,reponsável pelo o controle da tenção.
Suas principais funções : CARREGAR A BATERIA , FORNECER ENEGIA ELÉTRICA PARA OS COMPONENTES ELÉTRICOS, E POUPAR ENEGIA ARMAZENADA NA BATERIA.
SEUS PRINCIPAIS COMPONENTE SAO:
ESTATOR
ROTOR.

PLACA RETIFICADORA:Ela transforma a corrente alternada que é produzida pelo o alternador em corrente contínua que usada para repor a carga da bateria para ser usada outra vez.Seus defeito mais comum : sãos as queimas de diodos.. ocasionando que luz no painel fique acesa ,isso atrapalha o funcionamento do conjunto . neste caso a única solucão é substituir o componente.
REGULADOR DE TENÇÃO.

OBS:Para o bom desempenho dos sistemas elétricos do carro, a tensão nominal deve ser contínua, geralmente entre 12,1 e 14,9 volts.
Muitos que não sabe desse assunto confundem motor de arranque (ou motor de partida) com alternador. A diferença entre os dois reside em suas respectivas funções. Enquanto o motor de arranque só funciona para que o motor dê a primeira partida no motor de combustão, ficando inativo após esta função, o alternador alimenta todos os componentes elétricos do carro enquanto ele estiver em movimento.
COMENTE:
Comentários