FORD EEC IV - OBD II .COMO FUNCIONA ?


  • Sistema de injeção tem por função um controle total do motor, coletando dados de diversos sensores, processando-os e gerando valores de saída através de atuadores que garantem boas condições de funcionamento.
  • Este sistema é dividido em duas grandes partes em: Software fica instalado na Centralina ou ECU e sua função é: controlar as saídas, com base nos valores dos sinais de entrada. Hardware inclui o módulo do controle do motor chamado de Centralina ou ECU, Sensores, Interruptores, Atuadores, Válvulas etc.
  • A Centralina recebe informações de uma variedades de sensores, e os processa através de um computador digital e envia sinais aos diversos atuadores.
  • A unidade de controle ou Unidade de comando está constantemente realizando leituras dos sensores distribuídos pelo motor. Este sistema utiliza basicamente informações dos seguintes Sensores.
  • Sensor da Temperatura da Água.
  • Sensor da Temperatura do Ar de Admissão.
  • Sensor da Massa de Ar de Admissão.
  • Sensor da Velocidade do Veiculo.
  • Sensor da Posição da Borboleta do Acelerador.
  • Sensor da Posição da Árvore de Comando de Válvulas.
  • Sensor da Posição da Árvore de Manivelas.
  • Sensor da Velocidade do Veiculo.
  • Sensor da Concentração de O² no escapamento.( sonda lambda)
  • Interruptor do ar condicionado.
  • Interruptor da pressão da Direção Hidráulica.
  • Sensor da Posição do Pedal de Embreagem.
 n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.

  • Marcha Lenta.
  • Instante da Injeção de combustivel.
  • Taxa ar/combustivel e quantidade de mistura.
  • Ignição e ângulo de avanço da centelha.
  • Abertura e fechamento da Válvula de Canister.
  • Abertura e fechamento da Válvula EGR.
  • Funcionamento da Bomba de Combustivel.
  • Controle da temperatura do motor.

n Há também modos de segurança, ou seja se a Unidade de comando falhar, a quantidade de combustivel a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência)

OBS:APÓS 80 KM RODADOS, SENSORES E ATUADORES SOFREM DESGASTE NECESSÁRIO  A SUBSTITUIÇAO.

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