SENSOR DA BORBOLETA.
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Este sensor é constituído por potenciômentro cuja parte é comandada diretamente pelo o eixo da borboleta .Sua função é informar a unidade de comando,sobre a posição angular da borboleta do acelerador e também a velocidade com que a borboleta é acionada.
Este sensor é alimentado pela unidade com tensão de 5V.A tensão obtida por essa variação elétrica,é enviada para unidade de comando como sinal da posição da borboleta do acelerador.Com esse sinal a unidade de comando adota as estratégias de marcha-lenta, como CARGA PARCIAL,ENREQUECIMENTO NA ACELERAÇÃO,PLENA CARGA E FREIO MOTOR.
OBS: Na falha desse sensor a unidade de comando adotará 2 valores fixo correspondentes ao sinal de borboleta fechada isso é para comandar a marcha-lenta.SINTOMAS "BURACOS" NA ACELERAÇÃO NA BAIXA E NA ALTA ROTAÇÃO,EM ALGUNS CASOS A MACHA- LENTA FICA IRREGULAR.
como testar o sensor da borbeleta
TESTANDO
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1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da centralina. Negativo (-).
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2- Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 90 da centralina. aproximadamente 5V.
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BORBOLETA FECHADA Tensão V |
de 0,6 v a 1,2 v
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BORBOLETA MEIO ABERTA Tensão V |
de 2v a 3v
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BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA Tensão V |
de 4v a 5v
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Comentários
Gostaria de saber se o meu veiculo tem sensor de MAP, e onde posso localizar ele, é facil ter acesso a este sensor? voce pode me enviar uma foto de onde se encontra este sensor, caso o siena possua.
Forte abraço, Jonas.
Forte abraço Jonas.