SENSOR DA BORBOLETA.




Este sensor é constituído por potenciômentro cuja parte é comandada diretamente pelo o eixo da borboleta .Sua função é informar a unidade de comando,sobre a posição angular da borboleta do acelerador e também a velocidade com que a borboleta é acionada.
Este sensor é alimentado pela unidade com tensão de 5V.A tensão obtida por essa  variação elétrica,é enviada para unidade de comando como  sinal da posição da borboleta do acelerador.Com esse sinal a unidade de comando adota as estratégias de marcha-lenta, como CARGA PARCIAL,ENREQUECIMENTO NA ACELERAÇÃO,PLENA CARGA E FREIO MOTOR.

Com a borboleta fechada o contato do sensor está com sua resistência máxima,produzindo como sinal para unidade,um mínimo valor de tensão.A unidade,com esse sinal faz um monitoramento da rotação  em marcha-lenta.

-Ao iniciar a aceleração,a variação progressiva de tensão,faz com que a unidade de comando o enriquecimento da aceleração e adote curvas de avanço de acordo com a carga e rotação exigida.


OBS: Na falha desse sensor a unidade de comando adotará 2 valores fixo correspondentes ao sinal de borboleta fechada isso é para comandar a marcha-lenta.SINTOMAS "BURACOS" NA ACELERAÇÃO NA BAIXA E NA ALTA ROTAÇÃO,EM  ALGUNS CASOS A MACHA- LENTA FICA IRREGULAR.


como testar o sensor da borbeleta

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da centralina. Negativo (-).

2- Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 90 da centralina. aproximadamente 5V.

3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 89 da centralina. Valores de acordo com a tabela abaixo.obs: ESTE TESTE FOI FEITO EM CARROS DA LINHA FIAT, 


BORBOLETA FECHADA  Tensão V
de 0,6 v a 1,2 v
BORBOLETA MEIO ABERTA  Tensão V
de 2v a 3v
BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA Tensão V
de 4v a 5v

Comentários

DEUS É LUZ disse…
Amigo, tenho fiat siena ano 2008 modelo 2009, flex.
Gostaria de saber se o meu veiculo tem sensor de MAP, e onde posso localizar ele, é facil ter acesso a este sensor? voce pode me enviar uma foto de onde se encontra este sensor, caso o siena possua.
Forte abraço, Jonas.
DEUS É LUZ disse…
Amigo gostaria se saber se o meu siena ano 2008 modelo 2009 tem sensor MAP? caso tenha, onde posso localizar este sensor, voce poderia me enviar uma foto bem detalhada onde fica este sensor e qual é o fio de sinal deste sensor?
Forte abraço Jonas.
Anônimo disse…
tenho um santana quantun 97 tem um defeito que o mecanico nao consegue resolver ele morre do nada tem vez que eu to com o pe no acelerador ele corta a aceleracao mas nao morre o mecanico ja tirou ate o alarme e nada
Anônimo disse…
Olá,tenho um Logus e ele está fazendo 4km com um litro o que pode ser? Obs: ele é injeção eletrônica.
Unknown disse…
Tenho um gol 1.6 e a tensão no sensor está em 1,95 volt será que e módulo de injeção com defeito
Unknown disse…
Tenho um gol 1.6 e a tensão no sensor está em 1,95 volt será que e módulo de injeção com defeito
Anônimo disse…
Tenho um Santana 95 motor AP 2.0 mi e tá com o seguinte defeito quebrou o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento aí a marcha lenta ficou acelerada aí foi descontado o sensor TPS e o atuador de marcha lenta e na HR não aconteceu nada mas ao conectar eles novamente o motor ficou maluco tipo acelera bastante sozinho e corta aí em seguida estabiliza e falha depois o motor morre o que faço alguém já passou por isso pode me ajudar aguardo resposta

Postagens mais visitadas deste blog

FIESTA 1.0 COMO FAZER O RESET?

GOLF NÃO PEGA.

Peugeot 206 1.4 flex não pega