GOL 1.0 ANO 2005 LUZ DO ÓLEO ACENDE
Por que a luz do óleo do meu carro acende no painel?
O QUE RESPONDI... Olha, sempre que a luz do óleo acende no painel é sinal de que ha perigo iminente para o motor, pois a pressão de óleo está baixa e isso é uma indicação de que algo está errado.Então é bom examinar
a pressão da bomba de óleo e examinar se a presença de" borra" no óleo e filtro e a peneirinha do pescador. Instale um manômetro de óleo no lugar da cebolinha e faça as medições de pressão de óleo
Com o motor frio ( completamente frio ) a pressão em marcha lenta tem que ser maior de 1,5 kg/cm2 ....e acelerendo o motor ela tem que subir acima de 5.0 kg/cm2.
Com o motor quente ( em temperatura normal de funcionamento ) a pressão em marcha lenta tem que ser de NO MÍNIMO 0,5 kg/cm2 ....e acelerendo o motor ela tem que ficar acima de 2.0 kg/cm2.
Se encontrar valores diferentes destes é hora de gastar dinheiro para abrir o motor, retificar virabrequim, eixo de comando de válvulas, trocar todos os casquilhos ( mancais fixos e de biela), trocar os mancais do "pé de biela" , ou seja, refazer a "parte baixa" do motor.Agora,voçê me disse que o seu carro só tem 84km rodados, realmente seu motor não pode estar com com esses problemas. Acho, que ai, pode ser caso de borra no óleo que estar enpedindo a apassagem do óleo.já que nessa linha isso é comum.
SOLUÇÃO:Fazer limpeza do carte, e cabeçote e trocar óleo e filtro de óleo
Comentários
a luz de óleo acendeu e os tuchos começaram a bater, efetuei alguns reparos,o carro está com 117.000 Km , então troquei a bomba de óleo, a cebolinha e troquei o óleo,abri a tampa dos tuchos ,troquei o anti chama e as juntas todas , como estou em Petrópolis desci a serra em direção ao Rio,quando subi a serra novamente a luz voltou a acender,parei e desliguei o carro aguardei uns dez minutos ligue o carro e subi a serra , mais ou menos 15 km de subida e a luz não acendeu . saí outra vez indo até o centro da cidade em noite + ou - fria a luz acendeu e não apagou mais , o óleo está no nível o motor não tem nenhum ruído ou batida estranha,alguma dica? desde já sou grato.
Att.Helio Pozzato
Com o motor frio ( completamente frio ) a pressão em marcha lenta tem que ser maior de 1,5 kg/cm2 ....e acelerendo o motor ela tem que subir acima de 5.0 kg/cm2.
Com o motor quente ( em temperatura normal de funcionamento ) a pressão em marcha lenta tem que ser de NO MÍNIMO 0,5 kg/cm2 ....e acelerendo o motor ela tem que ficar acima de 2.0 kg/cm2. seu carro também pode estar inda com com borra pergunto? que marca da bomba de óleo vc colocou? se foi uma paralela pode ser esse problema também
Att Christian Cordeiro
Rodrigo