Qual a função do catalisador no automovel?

Qual a função do catalisador no automovel?


O QUE RESPONDI...  O conversor catalítico OG, mas conhecido como catalisador,é uma peça formada por um núcleo cerâmico que tem a função de transformar grande parte dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos através de reações químicas ocorridas dentro do conversor.O interior do catalisador é como uma colméia com passagens ou pequenas contas de cerâmica revestidas com metais catalisadores. Uma reação química ocorre para que os poluentes não sejam tão nocivos. Há muitas passagens para os gases queimados fluírem, permitindo assim o máximo de área de superfície para os gases quentes passarem. sua temperatura de trabalho é de 400ºC


Apesar da alta vida útil dos catalizadores, os defeitos mais comuns encontrados nesta peça são entupimento ou contaminação. Mesmo quando há suspeita de entupimento do catalisador, não há como diagnosticar isso sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem o componente. Alguns mecânicos removem apenas o sensor de oxigênio (sonda lambda) e, com equipamento adequado, verificam se há alteração no desempenho pois, para funcionarem corretamente, o motor precisa estar emitindo a mistura apropriada dos gases de escapamento e na temperatura adequada. Aditivos no combustível, gasolina com chumbo, válvulas de escape danificadas e velas sujas são os fatores mais comuns na perda de desempenho do catalizador.


Sintomas mas comuns sãos.


  • O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;

  • Aumento de consumo de combustível

  • Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta

  • Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento.

  •  

    OBS:È bom sempre manter o sistema de ignição do seu carro (velas, bobinas e cabos de vela) sempre em ordem. Isto evitará que combustível não queimado entre e contamine o catalisador. Por que uma falha nos sistemas de ignição e injeção eletrônica podem elevar a temperatura no sistema de exautão de 400ºC para aproximadamente 700ºC ao trabalhar nestas condição, o catalizador estrá  correndo sérios riscos de derretimento ou queima.



    Comentários

    Anônimo disse…
    Estou com um problema, meu Fox ta funcionando normal, quando derrepente comeca a dar umas falhadas e sinto um cheiro muito forte do catalizador. Oque pode ser isso?
    Estou com este mesmo problema no meu fox,funciona normalmente na lenta,mas quando piso no acelerador tenho que mante-lo ao fundo para que tenho um resultado variável mas nunca qu w agradável
    Rodolfo alves disse…
    Boa noite tenho um palio 98 todo revisado ja fiz tudo nele funciona como um novo so q d uns dias pra cá ta bebendo demais fazendo uma media d 5 litros por km..ja passei rastreador fiz d tudo ja levei em três oficinas e ninguém me diz nada...ai pesquisando pensei se o catalisador influencia no consumo...e tbm o carro exala um cheiro diferente pelo escape ..me ajudem pfv..

    Postagens mais visitadas deste blog

    FIESTA 1.0 COMO FAZER O RESET?

    GOLF NÃO PEGA.

    Peugeot 206 1.4 flex não pega