UNO FIRE 1,0 2008 FALHANDO E COM CHEIRO FORTE NO ESCAMENTO
O cliente reclama meu carro estar falhando muito e com cheiro forte no escamento. o que pode ser?
O QUE RESPONDI... olha os dois sintomas pode está relacionado com o sensor sonda lambda. este carro estar montado com uma injeção eletrônica Marelli e na familia fire esse tipo de defeito se tornou comum.
DIAGNÓTICO: Iniciamos os testes com o sistema de ignição (velas, cabos e bobinas) TUDO OK
Fizemos então o rastreamento do sistema de injeção eletrônicae a mesma indicava problemas no sensor de sonda lambda, não estava funcionando perfeitamente. estava travado com mistura pobre. examinando a resistência da sonda lambda Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote .Com o MULTITESTE DIGITA medir resistência de aquecimento da sonda (medir através dos terminais 3 e 4 do conector ) .Resistencia de 4 a 4,8 W.
SOLUÇÃO: substituir a sonda lambda e o problema foi resolvido.
Este defeito não é algo complicado de se resolver Se dominarmos estas informações abiaxo podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:
- Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV:Se o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.
- Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV: neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição ( como velas, cabos, etc. ruins)- outros..
- Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
No caso desse uno fire o sinal da Sonda estava baixo,. e o tempo de injeção alto por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção ai que está a causa do cheiro forte no escamento
Comentários