Tenho um celta que apresenta baixo desempenho, o carro não tem força para andar,e não densenvolve, como se estivesse fora de sincronismo,  já foi verificado o enquadramento do motor, a vazão e estanqueidade dos bicos, pressão e vazão de  bomba,velas,   filtro de combustível é novo e todos os parametros do sistema de injeção,  sem código de defeito. O interessante e que quando vai andando com ele, ele começa a ficar fraco, ai vc deixa ele em neutro e acelera com o pedal até no maximo, ele so vai a 3500rpm, isso com a borboleta abrindo proximo de 100%, e se ele ficar acelerado nessa condição por muito tempo o motor super aquece. O vacuo do motor ta legal, em torno dos 400mmhg,a sonda trabalha bem, as velas estão branquinhas, pode ser que mistura pobre fez esse carro esquentar desse jeito?


O QUE RESPONDI... Com exatidão o defeito esta no Catalizador. Remova a sonda lambda e funcione o motor e verá que o defeito vai sumir.

Apesar da alta vida útil dos catalizadores, os defeitos mais comuns encontrados nesta peça são entupimento ou contaminação. Mesmo quando há suspeita de entupimento do catalisador, não há como diagnosticar isso sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem o componente. Alguns mecânicos removem apenas o sensor de oxigênio (sonda lambda) e, com equipamento adequado, verificam se há alteração no desempenho pois, para funcionarem corretamente, o motor precisa estar emitindo a mistura apropriada dos gases de escapamento e na temperatura adequada. Aditivos no combustível, gasolina com chumbo, válvulas de escape danificadas e velas sujas são os fatores mais comuns na perda de desempenho do catalizador.


Sintomas mas comuns sãos.




  • O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;




  • Aumento de consumo de combustível






  • Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta





  • Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento.




  • Super aquecimento no motor.






  • SOLUÇÃO: SUBSTITUIR O CATALIZADOR.









  • Comentários

    Anônimo disse…
    O meu estava do mesmo jeito troquei o catalizador mais o carro continua do mesmo jeito nao anda e consome muito combustivel o que pode ser?
    Unknown disse…
    Tenho um prisma automático e ele fez isso algumas veses, no geral anda bem mais já chegou até a apagar, será que é o mesmo defeito?

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