P0130- 02 Sensor avaria no sensor sonda lambda

O que isso significa? esse codigo P0130 na strada 1.4 flex.

O QUE RESPONDI.. Olha.O sensor de O2 produz uma tensão com base no teor de oxigênio nos gases do escapamento. A tensão varia entre 0,1 e 0,9 Volts, 0,1 indicando pobre e 0,9 indicando rico.



A unidade de comando monitora constantemente essa tensão enquanto em circuito fechado para determinar a quantidade de combustível a injectar. Se a UC determina que a tensão do sensor de O2 foi muito baixa (menos de 0,4 volts) por muito tempo (por mais de 20 segundos (tempo varia de acordo com o modelo)), este código P0130 é definido.

Os sintomas potenciais

Dependendo se o problema é intermitente ou não, não pode ser outro senão (luz indicadora de avaria)Se o problema é constante, em seguida, os sintomas podem incluir uma ou mais das seguintes características:

O motor demora funcionar, falta ou falha
Sopra fumaça preta no scapamento
Motor morre
Economia de combustível é afetada

Geralmente a causa codigo P0130 é o próprio sensor de oxigénio, no entanto,as vezes não é sempre o caso. Se o seu sensor de O2 não foram substituídos e que eles são velhos, é uma boa aposta que o sensor é o problema. Mas,se nao for o caso, a causa do codigo P0130 poderá estar em outro lugar:

Mal contato no conector
Terminais soltos no conector
Fiação queimado em componentes de exaustão
curto-circuito nos fios devido ao atrito dos componentes do motor
Buracos no escape vazando, permitindo oxigênio ilimitado em sistema de escape
Fuga de vácuo não medido no motor.

Usando uma ferramenta de verificação, determinar se o Banco 1 , sensor 1 é a mudança corretamente. Ele deve mudar rapidamente entre ricos e magra, de maneira uniforme.

SOLUÇAO.

Antes de sair trocando peças é bom fazer uma avaliaçao no sistema. fica a dica ai.
1 Se isso acontecer, o problema é intermitente e provavelmente você deve examinar a fiação por qualquer dano visível. Em seguida, realizar um teste de manobra através da manipulação do conector e fiação, enquanto observa a tensão do sensor de O2. Se ele sai, corrigir a parte apropriada onde problema reside.

2 Se não mudar corretamente, tente determinar se o sensor está  lendo com precisão a exaustão ou não. Faça isto removendo a pressão de combustível de fornecimento de vácuo regulador brevemente. O sensor de leitura o2 deve indicar mistura rica, reagindo ao combustível extra adicionado. Reinstalar fornecimento regulador. Em seguida, induzir uma condição de ar por na linha de abastecimento de vácuo a partir do colector de entrada. O sensor de leitura o2 deve ler mistura pobre,reagindo à exaustão enleaned. Se o sensor funciona corretamente, em seguida, o sensor pode ficar bem e que o problema pode ser furos no escapamento ou um vazamento de vácuo ilimitado no motor (NOTA: vazamentos de vácuo no motor são quase sempre acompanhada de códigos de mistura pobre. artigos para o diagnóstico de um vazamento de vácuo ilimitado). Se o escape tem buracos, é possível que o sensor de O2 pode ser uma interpretação errônea de escape por causa do oxigênio extra que entra na tubulação através desses buracos

3 Se nada disso for o caso e o sensor de O2 não é apenas a mudança ou age lento, desligue o sensor e verifique resistencia tensão de referente ao sensor. Em seguida, verificar se há 12V para o circuito do aquecedor do sensor de O2. Também verifique se há continuidade para a terra no circuito de terra. Se algum destes estiver faltando, ou não são a sua tensão adequada, reparar aberto ou em curto no fio apropriado. O sensor de O2 não funcionará corretamente sem tensão adequada. Se as tensões apropriados estejam presentes, substitua o sensor sonda lambda.

FICA A DICA.

Comentários

Unknown disse…
Boa tarde,meu nome e Klerysson estou como uma montana aki na oficina,que estar aparecendo o codigo P0130-02 eu ja testei bico troquei velas limpei corpo de borboleta e subistitui a sonda çambda e o defeito vai ai depois aparece de novo..vc tem alguma dica...a sonda vai baichando ate zerar
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
tike disse…
bom dia, estou com o mesmo problema do kleryssn acima, conseguiu resolver?
Unknown disse…
Troca sensor de temperatura
Unknown disse…
Ve os terra do carro
Paulo Roberto disse…
verifica bomba de combustivel se vier pouco combustivel a sonda fica fora da faixa ai sim acusa sonda mas ela não esta ruim e sim avisando queesta pobre a mistura
REGINALDO PUCKAR disse…
fiz um teste e encontrei o defeito no sensor da borboleta. td resolvido!
Unknown disse…
Eu tô lutando com uma Meriva 1.8 flex acendeu a luz da injeção deu o cód P 0130 literatura troquei a sonda que estava com problemas por uma DelphiSod00138), andei com o carro e a luz ascendeu novamente passei o scannervdeu o cód P0460 sensor nível combustível ( não está funcionando corretamente há um tempo) ...😅😅
Troquei o sensor de nível do tanque, ficou blz a luz da injeção ficou uns três dias 👍🏼 ontem ascendeu de novo, Cód P0130 novamente....😤
Anônimo disse…
Boa tarde estou com uma S10 com esse código, j fiz a troca de sonda lambida e apaguei o código de avaria, mas o problema de falha, cortando aceleração, gastos execício de combustível continuam, incluindo o código que sempre retorna.

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