Por que devo regular valvulas

Por que devo fazer regulagem de valvulas do Honda Fit ??



O que diz a Honda:

"As válvulas atuam para admitir ar e combustível para dentro do motor e atuam para expelir os gases da combustão pelo escapamento do motor. As válvulas devem abrir e fechar em intervalos especificados para o funcionamento adequado do motor. Há uma 'folga' entre a extremidade das válvulas e os balancins que as acionam. Se essa folga for muito grande poderão resultar ruídos anormais, desgaste e desempenho insatisfatório do motor. Uma folga muito pequena pode resultar em problemas de funcionamento do motor ou danos no conjunto das válvulas. Ajustes periódicos podem ser necessários, dependendo do projeto do motor, das necessidades de manutenção, ruído anormal ou problemas na dirigibilidade."

Em alguns carros, essa necessidade de regulagem não existe, já que utilizam tuchos hidráulicos. A regulagem dos tuchos hidráulicos é feita com a pressão do óleo. Nos carros com tuchos mecânico no caso dos motores Honda, a calibragem/regulagem das válvulas necessita de um procedimento manual e deve ser feita a cada 40 mil quilômetros. Isto porque com o uso ocorre um desgaste normal, o vai-vêm do trabalho das válvulas acaba por provocar o desgaste das pastilhas, sustentadas por molas que permitem esse movimento. A calibragem/regulagem compensa a fadiga das molas. Se a correção não for feita, a válvula não vai vedar no momento da queima do combustível, o que provocaria consumo elevado, carbonização precoce e falhas no motor. A regulagem das válvulas é simples e demora cerca de uma hora, em média. O serviço deve ser feito com muito profissionalismo, pois é necessário ter noção de metrologia e tomar os devidos cuidados. É recomendado que a calibragem/regulagem seja realizada com o veículo frio, pois dessa maneira, com as válvulas em repouso, não haverá dilatação e conseqüente mascaramento da regulagem. Quando o proprietário não faz as regulagens e não cuida da lubrificação do motor, o conjunto (pastilhas, mola e prato) acabam apresentando desgaste excessivo, sendo necessário fazer a troca do tucho, o que sai muito mais oneroso

motor tem que estar frio para realizar o procedimento


* Folga das válvulas 0,15mm (admissão), 0,25mm (exaustão)


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