sábado, 19 de março de 2011

DICA 02. TIPO 1.6 FALHANDO E SEM FORÇA

TIPO 1.6

DEFEITO: MOTOR FALHANDO E SEM FORÇA.

DIAGOSTICO: o carro chegou na oficina falhando muito, o cliente disse que as vezes até morria e demorava pra pegar. com ajuda de scanner fizemos um checap em todo sistema de injeçao.. e foi notado que a sonda lamda estava travada em mistura pobre.  Como testar sonda lambda
Com o motor ligado
1- PONTA DE PROVA em um dos fios (branco) > negativo (-).

2- PONTA DE PROVA em um dos fios (branco) > positivo (+).

3- PONTA DE PROVA no fio (cinza), que vai ligado ao pino 9 da centralina, ligar a ignição > negativo (-).

4- Coloque o gafanhoto com a ponta verde do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (preto), que vai ligado ao pino 10 da centralina. Ligar o motor; acelerar várias vezes o motor vezes o motor. A tensão deve variar ligeiramente entre 0 e 0,8V com o motor ligado pôr algum tempo.
5-Com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do sensor que devera ser de 3,2a 4,8W em aquecimento, e 0,2 a 0,8W na sonda.
constatamos que a  sonda nao estava com defeito  enta o defeito estava em outro lugar..
FIZERMOS UMA SIMULAÇAO  INJETANDO CONBUSTIVEL EM UMA DAS MAGUEIRAS DE SAIDA DE AR E A SONDA REAGIU  CONSTATANDO ASSIM QUE O DEFEITO ESTAVA EM OUTRO LUGAR. EXAMINEI O PONTO DE IGINIÇAO, SENSOR MAP, E BOMBA DE COMBUSTIVEL TUDO DENTRO DOS PARAMENTROS.
ENTAO RESOLVEMOS CONVESAR MAIS COM CLIENTE A RESPEITO CONVERSA VAI.. ELE RESALTOU QUE AS VEZES QUANDO O CARRO PASSAVA EM BURACOS A CARRO APAGAVA. ISSO  É PROVA CLARA DE MAU CONTATO NO CHICOTE, EXAMINEI TODO O CHICOTE DE INJEÇAO ELETRONICA E ACHEI A CAUSA... terminal terra da unidade de comando que vai ligado ao coletor quebrado
soluçao:  refazer os terminais terra do modulo de inçao

obs: 70% dos defeito sao de origem de mau contado outra coisa importante é sempre conversar com o propietario  por que é a pessoa que sempre anda e conhece o carro.

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho um tipo 1.6 quando redus de segunda pra primeira,ele perde força e morri,gostaria de saber qual e o problema.

Anônimo disse...

bom dia !!!
tenho um tipo 1.6 ie ele na baixa aceleração do tbi fica oscilando,na alta ele fica normal.
como se fosse uma entrada de ar falça !!!! ja pegou algum assim ?
ja troquei sensor de marcha lenta,tps,sonda lambida,fiz limpeza e troquei tudo q poderia ser trocado no tbi e nada !!!

obrigado