quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Meu carro não pega de manhã o que faço"



Meses  frios chegou, e sempre atendo ocorrencias como essa "meu carro flex não quer pegar de manhã"


È BOM SABER: Antes tínha-mos os motores ciclo Otto funcionando com gasolina (taxa de compressão aproximada 9:1) e depois vieram os motores funcionando com álcool combustível (taxa de compressão aproximada 13:1). agora esta na moda  carro flex que funcionam com gasolina ou   álcool em qualquer proporção, com taxa de compressão intermediária.  



Um motor a gasolina não precisa de uma temperatura ambiente muito elevada para dar partida. Já a do álcool, para iniciar a combustão é de aproximadamente 25°C. Sabendo que o Brasil possui variações de 0°C a 40°C, altitudes de um a mais de 1000m, assim como a mais diversa umidade relativa do ar, o desafio dos engenheiros das montadoras foi, então, desenvolver uma programação que atenda a todas estas variáveis, somados as características físicas fixas dos motores.
Qual a temperatura ideal para que o sistema comece a injetar gasolina?
quando o tanque estiver abastecido com mais álcool do que gasolina e, como fazer o sistema identificar que tipo de combustível predomina no tanque, para assim ordenar o funcionamento ou não do sistema auxiliar de partida à frio?
 A unidade de comando pode fazer isto passo-a-passo  a cada instante. O momento do abastecimento do veículo é o instante onde todo o aprendizado deve ser iniciado, pois a escolha do combustível (ou a mistura) poderá ser em incontáveis proporções. Por sua vez  á unidade de comando reconhece este momento a partir da subida do ponteiro do medidor de nível do tanque  o sensor de nível.
Por este motivo,  é preciso deixar o motor  ligado por pelo menos 15 minutos sempre que ouver a troca  de combustível, antes de desligar o carro, para que á unidade de comando reconheça a mistura e adote  uma  estratégia de funcionamento na próxima partida. Ao adotar este procedimento, elimina-se um dos problemas frequentes da dificuldade de partida à frio. 
Qual a temperatura ideal para que o sistema comece a injetar gasolina? A resposta: aproximadamente 25°C. Então por que as montadoras programam os sistemas para valores muito mais baixos? O VW Fox começa apenas aos 17°C, e isso se o carro estiver abastecido 100% com álcool, pois, se o sistema acusa um percentual de gasolina, essa temperatura cai e, dependendo da quantidade de gasolina, não é o suficiente para ajudar o carro a pegar quando está frio.
A única resposta que me vem à mente é proporcionar economia ao dono do veículo. Fazer o sistema injetar mililitros de gasolina sempre que a temperatura for inferior a 25°C representa ter de abastecer o reservatório de gasolina com mais frequência. Adotar essa estratégia vai afogar o carro? Não, pois a quantidade de gasolina injetada é mínima. Então, a escolha foi pela economia.
Assim, não é de se estranhar que o carro apresenta dificuldade em dar partida à frio quando a temperatura ambiente está em 19°C ,20°C, 21°C ou 22°C, pois nestas situações, a partida à frio não entra em funcionamento. Ai, a gasolina fica no reservatório de gasolina, oxidando ( podre) até virar uma goma e entupir as mangueiras do sistema de partida à frio, além, do mais encharcar as velas e perder as propriedades de combustão.

DICA: Recomendo que os proprietários abasteçam seus veículos flex sempre com 40% de gasolina e 60% de álcool durante os meses mais frios para que não tenha problemas  como esse"Meu carro não pega de manhã o que faço" Sempre é bom ligar o contato e deixar um tempo mínimo de 2 a 3 segundos, antes funcionar o motor para que a unidade de comando tenha tempo de interpretar todo o ambiente externo e saber que está frio e que a estratégia de funcionamento deverá ser diferente para aquele momento.
Se o seu veículo  possuem um volumoso reservatório de partida a frio, com capacidade superior a 600 ml de gasolina. Para este caso,  utilize sempre gasolina Podium da petrobrás ela tem uma validade de 6 meses a única no mercado resistente a esse período.

8 comentários:

carlosecoflex disse...

Oi Dr boa noite, possuo um ecosport 2007 flex e atualmente estou usando apenas alcool para ver o consumo dentro da cidade, porém observo q pela manha o sistema de partida a frio nao injeta gasolina, pelo que pude entender mesmo estando utilizando 100 % de álcool o sistema de partida a frio só entrará em funcionamento quando estiver apenas uma determinada temperatura minima ? No caso do ecosport saberia me informar qual é esta temperatura minima para que este sistema entre em funcionamento. Grato e fico no aguardo,sds, carlos

Anônimo disse...

BOA NOITE ESTOU COM UM PROBLEMA EM UMPALIO FIRE 1.0 8V 2002 CHEGOU NA OFICINA RAJANDO O MOTOR E CORTANDO COMO SE FOSSE COMBUSTIVEL , COLOQUEI O APARELHO E ACUSOU O SENSOR DE ROTAÇAO, TROQUEI MAS NAO RESOLVEU , QUANDO LIGA A CHAVE NAO ACENDE A LIUZ DA INJEÇAO E QUANDO CORTA ACENDE A LUZ DA INJEÇAO E DA TEMPERATURA , FICAM PISCANDO ALTERNADAMENTE, VERIFIQUEI TODOS OS PONTOS DE ATERRAMENTO , TROQUEI O SENSOR DE TEMPERATURA , AS VELAS E NADA, AGORA COLOQUEI O APARELHO E ACUSOU CORPO DA BORBOLETA , MAS ESTOU COM MUITA DUVIDA .POR FAVOR TEM ALGUMA DICA.

Anônimo disse...

QUALQUE INFORMAÇAO SOBRE A POSTAGEM ANTERIOR POR FAVOR MANDE EMAIL PARA vtmatsumoto@hotmail.com.

Anônimo disse...

Bom dia.
Tenho um corsa sedan 2001. Há um pouco mais de duas semanas, ele começou a cortar a gasolina somente pela manha e após percorrer uns 2km.
Isso só acontece pela manha. Já troquei bomba de gasolina, já limpei os bicos, já troquei um monte de peça do motor e o problema é o mesmo.
Eu ligo ele pela manha, ando uns dois Km e ele corta a gasolina. Fico girando a chave até ele funcionar, depois ele corta de novo. Isso por uns 10 a 20 minutos. Depois ele pega e não da mais problema o resto do dia.
O que pode ser?

Anônimo disse...

oi dr boa noite, tenho um monza 89 a alcool 2.o carburado, alguns dias ele cisma de ñ pegar, arreia a bateria mais ñ pega,as vezes até no tranco é dificil, o que faço.

Anônimo disse...

Pelo amor de deus meu carro nao pega e ninguem descobre o que e. Meu carro e uma meriva 2008 joy 1.8 flex e de manha ou quando deixo o carro ligado muito tempo ela nao liga queria saber se voce mora no rio de janeiro para que eu pudesse levar o carro para voce consertar.

Paulo César disse...

Boa noite pessoal... Estou com um serio poblema no fiesta 1.6 zetec rican 2011
Ele vem apresentando um poblema ao liga na primeira partida o mesmo fica falhando ou as vezes nem pega mas com algumas partidas acaba funcionado fica falhando como se estivesse friu depois afirma e fica otimo, se eu desliga lo por mais de 30 minutos o poblema volta acontece
E também deixa o painel doido ate zera automaticamente da um reset sozinho
Coisa de loko mesmo estou perdendo noites de sono com isso

Recetemente trocado
Óleo e filtro
Bicos injet
Válvula termostática elétrica
Medidor da bomba de combustível pois estava acendendo a luz da injeção

Me ajudem por favor não aguento mais sofre nas mãos de mecânicos pilantra que pedem pra troca tudo e não resolvem nada

Email para contat

Yngrid.16@hotmail.com


Att

César

Paulo César disse...

Boa noite pessoal... Estou com um serio poblema no fiesta 1.6 zetec rican 2011
Ele vem apresentando um poblema ao liga na primeira partida o mesmo fica falhando ou as vezes nem pega mas com algumas partidas acaba funcionado fica falhando como se estivesse friu depois afirma e fica otimo, se eu desliga lo por mais de 30 minutos o poblema volta acontece
E também deixa o painel doido ate zera automaticamente da um reset sozinho
Coisa de loko mesmo estou perdendo noites de sono com isso

Recetemente trocado
Óleo e filtro
Bicos injet
Válvula termostática elétrica
Medidor da bomba de combustível pois estava acendendo a luz da injeção

Me ajudem por favor não aguento mais sofre nas mãos de mecânicos pilantra que pedem pra troca tudo e não resolvem nada

Email para contat

Yngrid.16@hotmail.com


Att

César