sábado, 7 de maio de 2011

Válvula termostática.Pode retira-la e deixar sem ela?



A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável.


A válvula termostática serve para que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura de trabalho, com isso o motor tem um melhor rendimento e um consumo de combustivel menor, quando esta frio ela esta fechada assim a agua circula apenas pelo bloco do motor quando a agua do bloco chega a temperatura de trabalho  ela se abre permitindo que a agua circule pelo radiador e assim o seja resfriada e voltando para o motor.

Não  aconselho tirar a válvula, o motor não vai parar por isso nem tão pouco aquecer, porém terá um consumo mais elevado e o rendimento  no motor será menor enquanto nao atinge a temperatura de funcionamento.


Sem dúvida. Alguns mecânicos e eletricistas aconselham e fazem  isso,quando eles não têm a peça ou quando o motor sofre aquecmento. Mas o procedimento deve ser provisório. A válvula é  um componente do sistema de arrefecimento do veículo,  é ela que regula a quantidade de água bombeada ao motor e permitindo tambem  a troca de calor e na falta da mesma, o sistema pode fornecer maior quantidade de água para resfriamento, o que dificulta o interruptor térmico do radiador determinar a temperatura na qual a água se encontra, e é ele quem arma a ventoinha quando a temperatura da água do radiador está alta. O interruptor térmico não deixa de funcionar na ausência da válvula. Rodando assim por muito tempo seu  motor pode acarretar prejuízos   aconselho não retirar.



A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira.Na verdade a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta toca-la.


31 comentários:

Anônimo disse...

TENHO UMA DOBLO 2002 1.3 16V QUANDO O TEMPO ESTA FRIO A VENTUINHA DESPARA A SEGUNDA VELOCIDADE, FAZENDO COM QUE A LUZ DA INJEÇÃO ACENDA, AI , EU DESLIGO CARRO LIGO DE NOVO A VENTUINHA DESLIGA O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE MUITO DEVAGAR E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO.
POREM O PIOR E QUANDO EU ESTOU EM UM MUNICIPIO QUENTE E SUBO UMA SERRA
AI A TEMPERATURA DESPENCA A PONTO DE ZERAR E LIGA A VENTUINHA E ACENDER A LUZ DA INJEÇÃO O MOTOR ESTA COMPLETAMENTE FRIO, PARO O CARRO DESLIGO , E LIGO DE NOVO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE U POUCO E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO ,TENHO QUE ANDAR DEVAGAR
PARA QUE A TEMPERATURA NÃO CAIA DE NOVO , ETCCCC. JÁ TROQUEI O CENSOR DE TEMPERATURA 2 VEZES , FOI ZERADO O MDULO E OS PARAMETROS ,E NADA , ME FALARAM QUE A VALVULA TERMOSTATICA ESTAVA NO LUGAR MAS NA VERDADE NÃO SEI,PODERIA ME DAR UMA DICA DO QUE SEJA , SEI QUE L200
TEM UMA RESISTENCIA QUE FICA NA FRENTE QUE QUANDO ABRE INDICA 100 GRAUS , SERIA POR AI???

Clayton Rodrigues disse...

Tenho um Gol Special 1.0 8v 02/03 ja troquei radiador,cebolão, valvula, bomba, mangueiras e nada dele para de esquentar tem vez que ate tenho que ficar parado um pouco pra ele esfriar, tem ano que esta vindo desse jeito, agora eu não sei se e os mecanicos que não da conta de consertar ou si vou ter ki acabar trocando ele, mais antes disso vou tirar a valvula pra fazer um teste.

Fernando Nogueira disse...

Dr. Carro, boa tarde, caso o Dr. possa me ajudar eu agradeço, tenho um polo sedan 2007 e o ar condicionado dele gera que é uma blz, so que quando se passa aprox. 30min. ele desliga sozinho, sendo que é preciso deligar o carro de liga-lo novamente, já troquei o compressor e nada, ja troquei um sensor que fica perto do reservatorio de agua e nada, ai me informaram que "pode" ser o modulo de conforto, me diz mais ou menos o que poderia ser por favor, já estou desenganado. muito obrigado

Fatima Brito disse...

Olá, Doutor.ie!

Meu nome é Fatima, e tenho um Ford Escort 1.8i 1995.

Sempre estou olhando e mantendo ele super bacana.

Porém a alguns meses atrás, eu estava andando com ele e ele morria.... esperava um pouco e pegava... assim fomos trocando peças... ex: bomba de Combustível, desativei o antifurto e no

final descobriram que era o relé da Bomba de Combustível.

Ok, tudo trocado carro beleza.....

Logo passados 3 meses, veio uma bomba....carro falhando, pouca força, até a troca da Junta de cabeçote, todos o tubos e mangueiras da agua, assim com também o reservatório de agua...

Beleza, carro arrumado, tudo bem!

Agora, nas duas ultimas semanas ele está apresentando um novo caso....

Pela manhã, ligo tudo bem ando dias.... quando de repente estaciono no trabalho e quando vou liga-lo não pega.... tenho de aguardar no mínimo de 30 a 40 minutos para que ele volte a pegar e daí são mais dias até acontecer novamente.

Levei para o eletricista que sondou as peças e não encontrou nada.

O que fazer? Me ajude.

Estou seguindo o seu blog, mas não consegui postar, nem encontrar nenhuma resposta referente a este assunto.

Por favor, me ajude! estou ficando muito insegura, pois não sei quando isto vai acontecer e nem se ele ligará novamente.

Trabalho a noite e quando saio do trabalho tenho medo de ficar na rua.

Agradeço antecipadamente, esperando encontrar uma resposta para este caso.



Atenciosamente

Fatima Brito

Anônimo disse...

Tenho um Clio e troquei a válvula e a luz no painel ñ apaga que fazer ?

Anônimo disse...

Tenho um Clio e troquei a válvula e a luz no painel ñ apaga que fazer ?

Anônimo disse...

Eu tenho uma parati quando ando sem o ar ele fica na temperatura normal mais quando ligo o ar a temperatura sobe ate ferve o carro o q devo fazer

Vera disse...

Dr. Carro, tenho Pegeout ano 2000, quando pego a estrada em alta velocidade o carro começa a disparar o STOP, ele super aquece, ja troquei a valvula termostatica e continua a mesma coisa, não posso viajar com o casrro somente ando no bairro pq. ando devar e el chega a 95graus, agora o mecanico tirou a valvula peguei a Rodovia Airton Senna ele não super aqueceu... mas estou com medo de viajar com o carro assim. o que faço se nem o mecanico pode me ajudar???

Jean Paul d'Antony disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Paul d'Antony disse...

Olá, bom dia, meu nome é Jean. Sempre acompanho suas dicas porque gosto de carros apesar de ser professor de literatura. Já cheguei a dá uma aula, para um mecânico leigo e teimoso, a partir de uma dica sua rsrsrsss. Tenho uma dúvida para tirar com o senhor. Olha, tenho um megane dinamique 2006/2007, 1.6 16v, flex. Acontece que ele quando está na estrada, e só ocorre na estrada, o sensor de temperatura fica oscilando, chega sempre no quinto traço, chega no limite antes de entrar na área de risco e volta. Sempre vai perto do ponto 5 e volta, não fica parado, fica doidinho indo e vindo sem parar quando chega lá em cima, mas percebo que a ventuinha fica disparando normal. Mas só acontece quando viajo, porque dentro da cidade em baixa rotação ele não oscila nada e dispara tudo normal. Na estrada, com o ar ligado ou desligado ele sempre oscila, às vezes pára a oscilação, mas depois volta. Já troquei o sensor de temperatura, pus um original e continua. Troquei a válvula, mas acho que o mecânico colocou uma paralela, continua. Será que é a válvula ou a bom d´agua? Tem gente que diz que é módulo, outro dizem que é o painel...Já não sei mais o que fazer. Se o senho pude me ajudar, agradeço muito. Muito obrigado pela ajuda. Abraços.

Jean Paul d'Antony disse...

E desculpa o abuso Dr. Carro, mas outro problema é que ele agora toda vez que fico numa inclinação com a frente para cima, o motor fica desregulado, fora de tempo, como se fosse morrer. estranho. O que deve ser?

abraços

Welligton jorge pereira disse...

tenho new fiesta 1.6 16v motor sigma esta esquentando ja troquei a varvula termostatica mas mesmo assi ela nao abre para refrigera o motor o que devo faser

Welligton jorge pereira disse...

tenho new fiesta 1.6 16v motor sigma esta esquentando ja troquei a varvula termostatica mas mesmo assi ela nao abre para refrigera o motor o que devo faser

Unknown disse...

Estava viajando e depois de 2h de viagem meu gol 1000 2001 parou e acendeu a luz do óleo. Oque aconteceu?

Jean Paul d'Antony disse...

blog horrível, não responde porra nenhuma

Flávio Novelli disse...

Boa noite. Tenho um Jetta 2008 2.5 a um tempo o ar condicionado vem falhando o funcionamento e agora parou de funcionar. Apesar de toda parte eletrônica do painel estar funcionando. O que devo fazer ? Pois já condenaram o compressor, porém acredito que possa ser outra coisa, talvez possa ser a válvula do compressor. Peço alguma orientação para não ser enganado. Obrigado.

Flávio Novelli disse...

Boa noite. Tenho um Jetta 2008 2.5 a um tempo o ar condicionado vem falhando o funcionamento e agora parou de funcionar. Apesar de toda parte eletrônica do painel estar funcionando. O que devo fazer ? Pois já condenaram o compressor, porém acredito que possa ser outra coisa, talvez possa ser a válvula do compressor. Peço alguma orientação para não ser enganado. Obrigado.

Anônimo disse...

Talvez possa ser o sensor de rotação, meu zafira estava assim e era essa peça que estava com defeito

Antonio Gomes disse...

Boa noite, tenho um meriva 2010 1.4 que está com o seguinte problema: Em dias muito quente ao ligar o ar condicionado, a temperatura do motor sobe muito chegando quase no vermelho (mesmo estando na estrada, sem transito), se eu desligar o ar condicionado, a temperatura abaixa normalmente.
Teve algumas vezes (umas 3) que não abaixou, tive que parar e desligar o carro.
A ventoinha está armando, tem água no sistema.
Se o clima não estiver muito quente, uso o ar normalmente e a temperatura do motor permanece no nivel normal.

Unknown disse...

Tenho um fiat uno 92 ele quando pecorre um distancia de 10 a 20 kl ele acende a luz de auta tenperatura ja troquei varias peças mais nao foi resolvido a ventuinha ou seja o ventilador do radiador dispara normal quero saber tem jeito

adriana alexandre disse...

Boa noite tenho um fox 04 ele desliga o motor sozinho .só quando está quente .já fiz limpeza de bico tbi troquei velas e cabos de velas .filtro de combustível .a bomba tb é nova .alguém pode me dar uma força

adriana alexandre disse...

Boa noite tenho um fox 04 ele desliga o motor sozinho .só quando está quente .já fiz limpeza de bico tbi troquei velas e cabos de velas .filtro de combustível .a bomba tb é nova .alguém pode me dar uma força

Unknown disse...

Tenho um 206 o mesmo está aquecendo na estrada, pois na cidade ele não aquece. Ele estava sem a válvula termostática.

Fabio Duarte disse...

Tenho um 206 o mesmo está aquecendo na estrada, pois na cidade ele não aquece. Ele estava sem a válvula termostática.

Unknown disse...

Fátima pode ser um problema muito simples de uma olhada nos terminais de bateria eles pode estar oxidado e causa esses tipos de problema OK

elton foguinho disse...

Fátima pode ser um problema muito simples de uma olhada nos terminais de bateria eles pode estar oxidado e causa esses tipos de problema OK

Yuri Costa disse...

TenhO um gol ao q está com esse mesmo problema

Kennedy Wasley disse...

Olha pode ser o sensor de rotaçao ou tambem falha na alimentação do combustível

Anderson de oliveira costa disse...

Doblo 2002 16 v está armando a ventoinha com motor frio .
O que pode ser?

Anderson de oliveira costa disse...

Doblo 2002 1.3 , liga a ventilação, interna nas velocidades 1,2,3 porém ao passar para a velocidade 4
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?

Anderson de oliveira costa disse...

Doblo 2002 1.3 , liga a ventilação, interna nas velocidades 1,2,3 porém ao passar para a velocidade 4
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?