sábado, 7 de maio de 2011

Válvula termostática.Pode retira-la e deixar sem ela?



A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável.


A válvula termostática serve para que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura de trabalho, com isso o motor tem um melhor rendimento e um consumo de combustivel menor, quando esta frio ela esta fechada assim a agua circula apenas pelo bloco do motor quando a agua do bloco chega a temperatura de trabalho  ela se abre permitindo que a agua circule pelo radiador e assim o seja resfriada e voltando para o motor.

Não  aconselho tirar a válvula, o motor não vai parar por isso nem tão pouco aquecer, porém terá um consumo mais elevado e o rendimento  no motor será menor enquanto nao atinge a temperatura de funcionamento.


Sem dúvida. Alguns mecânicos e eletricistas aconselham e fazem  isso,quando eles não têm a peça ou quando o motor sofre aquecmento. Mas o procedimento deve ser provisório. A válvula é  um componente do sistema de arrefecimento do veículo,  é ela que regula a quantidade de água bombeada ao motor e permitindo tambem  a troca de calor e na falta da mesma, o sistema pode fornecer maior quantidade de água para resfriamento, o que dificulta o interruptor térmico do radiador determinar a temperatura na qual a água se encontra, e é ele quem arma a ventoinha quando a temperatura da água do radiador está alta. O interruptor térmico não deixa de funcionar na ausência da válvula. Rodando assim por muito tempo seu  motor pode acarretar prejuízos   aconselho não retirar.



A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira.Na verdade a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta toca-la.


4 comentários:

Anônimo disse...

TENHO UMA DOBLO 2002 1.3 16V QUANDO O TEMPO ESTA FRIO A VENTUINHA DESPARA A SEGUNDA VELOCIDADE, FAZENDO COM QUE A LUZ DA INJEÇÃO ACENDA, AI , EU DESLIGO CARRO LIGO DE NOVO A VENTUINHA DESLIGA O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE MUITO DEVAGAR E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO.
POREM O PIOR E QUANDO EU ESTOU EM UM MUNICIPIO QUENTE E SUBO UMA SERRA
AI A TEMPERATURA DESPENCA A PONTO DE ZERAR E LIGA A VENTUINHA E ACENDER A LUZ DA INJEÇÃO O MOTOR ESTA COMPLETAMENTE FRIO, PARO O CARRO DESLIGO , E LIGO DE NOVO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE U POUCO E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO ,TENHO QUE ANDAR DEVAGAR
PARA QUE A TEMPERATURA NÃO CAIA DE NOVO , ETCCCC. JÁ TROQUEI O CENSOR DE TEMPERATURA 2 VEZES , FOI ZERADO O MDULO E OS PARAMETROS ,E NADA , ME FALARAM QUE A VALVULA TERMOSTATICA ESTAVA NO LUGAR MAS NA VERDADE NÃO SEI,PODERIA ME DAR UMA DICA DO QUE SEJA , SEI QUE L200
TEM UMA RESISTENCIA QUE FICA NA FRENTE QUE QUANDO ABRE INDICA 100 GRAUS , SERIA POR AI???

Clayton Rodrigues disse...

Tenho um Gol Special 1.0 8v 02/03 ja troquei radiador,cebolão, valvula, bomba, mangueiras e nada dele para de esquentar tem vez que ate tenho que ficar parado um pouco pra ele esfriar, tem ano que esta vindo desse jeito, agora eu não sei se e os mecanicos que não da conta de consertar ou si vou ter ki acabar trocando ele, mais antes disso vou tirar a valvula pra fazer um teste.

Fernando Nogueira disse...

Dr. Carro, boa tarde, caso o Dr. possa me ajudar eu agradeço, tenho um polo sedan 2007 e o ar condicionado dele gera que é uma blz, so que quando se passa aprox. 30min. ele desliga sozinho, sendo que é preciso deligar o carro de liga-lo novamente, já troquei o compressor e nada, ja troquei um sensor que fica perto do reservatorio de agua e nada, ai me informaram que "pode" ser o modulo de conforto, me diz mais ou menos o que poderia ser por favor, já estou desenganado. muito obrigado

Fatima Brito disse...

Olá, Doutor.ie!

Meu nome é Fatima, e tenho um Ford Escort 1.8i 1995.

Sempre estou olhando e mantendo ele super bacana.

Porém a alguns meses atrás, eu estava andando com ele e ele morria.... esperava um pouco e pegava... assim fomos trocando peças... ex: bomba de Combustível, desativei o antifurto e no

final descobriram que era o relé da Bomba de Combustível.

Ok, tudo trocado carro beleza.....

Logo passados 3 meses, veio uma bomba....carro falhando, pouca força, até a troca da Junta de cabeçote, todos o tubos e mangueiras da agua, assim com também o reservatório de agua...

Beleza, carro arrumado, tudo bem!

Agora, nas duas ultimas semanas ele está apresentando um novo caso....

Pela manhã, ligo tudo bem ando dias.... quando de repente estaciono no trabalho e quando vou liga-lo não pega.... tenho de aguardar no mínimo de 30 a 40 minutos para que ele volte a pegar e daí são mais dias até acontecer novamente.

Levei para o eletricista que sondou as peças e não encontrou nada.

O que fazer? Me ajude.

Estou seguindo o seu blog, mas não consegui postar, nem encontrar nenhuma resposta referente a este assunto.

Por favor, me ajude! estou ficando muito insegura, pois não sei quando isto vai acontecer e nem se ele ligará novamente.

Trabalho a noite e quando saio do trabalho tenho medo de ficar na rua.

Agradeço antecipadamente, esperando encontrar uma resposta para este caso.



Atenciosamente

Fatima Brito