Válvula termostática.Pode retira-la e deixar sem ela?



A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável.


A válvula termostática serve para que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura de trabalho, com isso o motor tem um melhor rendimento e um consumo de combustivel menor, quando esta frio ela esta fechada assim a agua circula apenas pelo bloco do motor quando a agua do bloco chega a temperatura de trabalho  ela se abre permitindo que a agua circule pelo radiador e assim o seja resfriada e voltando para o motor.

Não  aconselho tirar a válvula, o motor não vai parar por isso nem tão pouco aquecer, porém terá um consumo mais elevado e o rendimento  no motor será menor enquanto nao atinge a temperatura de funcionamento.


Sem dúvida. Alguns mecânicos e eletricistas aconselham e fazem  isso,quando eles não têm a peça ou quando o motor sofre aquecmento. Mas o procedimento deve ser provisório. A válvula é  um componente do sistema de arrefecimento do veículo,  é ela que regula a quantidade de água bombeada ao motor e permitindo tambem  a troca de calor e na falta da mesma, o sistema pode fornecer maior quantidade de água para resfriamento, o que dificulta o interruptor térmico do radiador determinar a temperatura na qual a água se encontra, e é ele quem arma a ventoinha quando a temperatura da água do radiador está alta. O interruptor térmico não deixa de funcionar na ausência da válvula. Rodando assim por muito tempo seu  motor pode acarretar prejuízos   aconselho não retirar.



A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira.Na verdade a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta toca-la.


Comentários

Anônimo disse…
TENHO UMA DOBLO 2002 1.3 16V QUANDO O TEMPO ESTA FRIO A VENTUINHA DESPARA A SEGUNDA VELOCIDADE, FAZENDO COM QUE A LUZ DA INJEÇÃO ACENDA, AI , EU DESLIGO CARRO LIGO DE NOVO A VENTUINHA DESLIGA O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE MUITO DEVAGAR E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO.
POREM O PIOR E QUANDO EU ESTOU EM UM MUNICIPIO QUENTE E SUBO UMA SERRA
AI A TEMPERATURA DESPENCA A PONTO DE ZERAR E LIGA A VENTUINHA E ACENDER A LUZ DA INJEÇÃO O MOTOR ESTA COMPLETAMENTE FRIO, PARO O CARRO DESLIGO , E LIGO DE NOVO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE U POUCO E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO ,TENHO QUE ANDAR DEVAGAR
PARA QUE A TEMPERATURA NÃO CAIA DE NOVO , ETCCCC. JÁ TROQUEI O CENSOR DE TEMPERATURA 2 VEZES , FOI ZERADO O MDULO E OS PARAMETROS ,E NADA , ME FALARAM QUE A VALVULA TERMOSTATICA ESTAVA NO LUGAR MAS NA VERDADE NÃO SEI,PODERIA ME DAR UMA DICA DO QUE SEJA , SEI QUE L200
TEM UMA RESISTENCIA QUE FICA NA FRENTE QUE QUANDO ABRE INDICA 100 GRAUS , SERIA POR AI???
Clayton Rodrigues disse…
Tenho um Gol Special 1.0 8v 02/03 ja troquei radiador,cebolão, valvula, bomba, mangueiras e nada dele para de esquentar tem vez que ate tenho que ficar parado um pouco pra ele esfriar, tem ano que esta vindo desse jeito, agora eu não sei se e os mecanicos que não da conta de consertar ou si vou ter ki acabar trocando ele, mais antes disso vou tirar a valvula pra fazer um teste.
Unknown disse…
Dr. Carro, boa tarde, caso o Dr. possa me ajudar eu agradeço, tenho um polo sedan 2007 e o ar condicionado dele gera que é uma blz, so que quando se passa aprox. 30min. ele desliga sozinho, sendo que é preciso deligar o carro de liga-lo novamente, já troquei o compressor e nada, ja troquei um sensor que fica perto do reservatorio de agua e nada, ai me informaram que "pode" ser o modulo de conforto, me diz mais ou menos o que poderia ser por favor, já estou desenganado. muito obrigado
Unknown disse…
Olá, Doutor.ie!

Meu nome é Fatima, e tenho um Ford Escort 1.8i 1995.

Sempre estou olhando e mantendo ele super bacana.

Porém a alguns meses atrás, eu estava andando com ele e ele morria.... esperava um pouco e pegava... assim fomos trocando peças... ex: bomba de Combustível, desativei o antifurto e no

final descobriram que era o relé da Bomba de Combustível.

Ok, tudo trocado carro beleza.....

Logo passados 3 meses, veio uma bomba....carro falhando, pouca força, até a troca da Junta de cabeçote, todos o tubos e mangueiras da agua, assim com também o reservatório de agua...

Beleza, carro arrumado, tudo bem!

Agora, nas duas ultimas semanas ele está apresentando um novo caso....

Pela manhã, ligo tudo bem ando dias.... quando de repente estaciono no trabalho e quando vou liga-lo não pega.... tenho de aguardar no mínimo de 30 a 40 minutos para que ele volte a pegar e daí são mais dias até acontecer novamente.

Levei para o eletricista que sondou as peças e não encontrou nada.

O que fazer? Me ajude.

Estou seguindo o seu blog, mas não consegui postar, nem encontrar nenhuma resposta referente a este assunto.

Por favor, me ajude! estou ficando muito insegura, pois não sei quando isto vai acontecer e nem se ele ligará novamente.

Trabalho a noite e quando saio do trabalho tenho medo de ficar na rua.

Agradeço antecipadamente, esperando encontrar uma resposta para este caso.



Atenciosamente

Fatima Brito
Anônimo disse…
Tenho um Clio e troquei a válvula e a luz no painel ñ apaga que fazer ?
Anônimo disse…
Tenho um Clio e troquei a válvula e a luz no painel ñ apaga que fazer ?
Anônimo disse…
Eu tenho uma parati quando ando sem o ar ele fica na temperatura normal mais quando ligo o ar a temperatura sobe ate ferve o carro o q devo fazer
Vera disse…
Dr. Carro, tenho Pegeout ano 2000, quando pego a estrada em alta velocidade o carro começa a disparar o STOP, ele super aquece, ja troquei a valvula termostatica e continua a mesma coisa, não posso viajar com o casrro somente ando no bairro pq. ando devar e el chega a 95graus, agora o mecanico tirou a valvula peguei a Rodovia Airton Senna ele não super aqueceu... mas estou com medo de viajar com o carro assim. o que faço se nem o mecanico pode me ajudar???
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Olá, bom dia, meu nome é Jean. Sempre acompanho suas dicas porque gosto de carros apesar de ser professor de literatura. Já cheguei a dá uma aula, para um mecânico leigo e teimoso, a partir de uma dica sua rsrsrsss. Tenho uma dúvida para tirar com o senhor. Olha, tenho um megane dinamique 2006/2007, 1.6 16v, flex. Acontece que ele quando está na estrada, e só ocorre na estrada, o sensor de temperatura fica oscilando, chega sempre no quinto traço, chega no limite antes de entrar na área de risco e volta. Sempre vai perto do ponto 5 e volta, não fica parado, fica doidinho indo e vindo sem parar quando chega lá em cima, mas percebo que a ventuinha fica disparando normal. Mas só acontece quando viajo, porque dentro da cidade em baixa rotação ele não oscila nada e dispara tudo normal. Na estrada, com o ar ligado ou desligado ele sempre oscila, às vezes pára a oscilação, mas depois volta. Já troquei o sensor de temperatura, pus um original e continua. Troquei a válvula, mas acho que o mecânico colocou uma paralela, continua. Será que é a válvula ou a bom d´agua? Tem gente que diz que é módulo, outro dizem que é o painel...Já não sei mais o que fazer. Se o senho pude me ajudar, agradeço muito. Muito obrigado pela ajuda. Abraços.
Unknown disse…
E desculpa o abuso Dr. Carro, mas outro problema é que ele agora toda vez que fico numa inclinação com a frente para cima, o motor fica desregulado, fora de tempo, como se fosse morrer. estranho. O que deve ser?

abraços
Unknown disse…
tenho new fiesta 1.6 16v motor sigma esta esquentando ja troquei a varvula termostatica mas mesmo assi ela nao abre para refrigera o motor o que devo faser
Unknown disse…
tenho new fiesta 1.6 16v motor sigma esta esquentando ja troquei a varvula termostatica mas mesmo assi ela nao abre para refrigera o motor o que devo faser
aguiar disse…
Estava viajando e depois de 2h de viagem meu gol 1000 2001 parou e acendeu a luz do óleo. Oque aconteceu?
Unknown disse…
blog horrível, não responde porra nenhuma
Unknown disse…
Boa noite. Tenho um Jetta 2008 2.5 a um tempo o ar condicionado vem falhando o funcionamento e agora parou de funcionar. Apesar de toda parte eletrônica do painel estar funcionando. O que devo fazer ? Pois já condenaram o compressor, porém acredito que possa ser outra coisa, talvez possa ser a válvula do compressor. Peço alguma orientação para não ser enganado. Obrigado.
Unknown disse…
Boa noite. Tenho um Jetta 2008 2.5 a um tempo o ar condicionado vem falhando o funcionamento e agora parou de funcionar. Apesar de toda parte eletrônica do painel estar funcionando. O que devo fazer ? Pois já condenaram o compressor, porém acredito que possa ser outra coisa, talvez possa ser a válvula do compressor. Peço alguma orientação para não ser enganado. Obrigado.
Anônimo disse…
Talvez possa ser o sensor de rotação, meu zafira estava assim e era essa peça que estava com defeito
Unknown disse…
Boa noite, tenho um meriva 2010 1.4 que está com o seguinte problema: Em dias muito quente ao ligar o ar condicionado, a temperatura do motor sobe muito chegando quase no vermelho (mesmo estando na estrada, sem transito), se eu desligar o ar condicionado, a temperatura abaixa normalmente.
Teve algumas vezes (umas 3) que não abaixou, tive que parar e desligar o carro.
A ventoinha está armando, tem água no sistema.
Se o clima não estiver muito quente, uso o ar normalmente e a temperatura do motor permanece no nivel normal.
Unknown disse…
Tenho um fiat uno 92 ele quando pecorre um distancia de 10 a 20 kl ele acende a luz de auta tenperatura ja troquei varias peças mais nao foi resolvido a ventuinha ou seja o ventilador do radiador dispara normal quero saber tem jeito
Unknown disse…
Boa noite tenho um fox 04 ele desliga o motor sozinho .só quando está quente .já fiz limpeza de bico tbi troquei velas e cabos de velas .filtro de combustível .a bomba tb é nova .alguém pode me dar uma força
Unknown disse…
Boa noite tenho um fox 04 ele desliga o motor sozinho .só quando está quente .já fiz limpeza de bico tbi troquei velas e cabos de velas .filtro de combustível .a bomba tb é nova .alguém pode me dar uma força
Unknown disse…
Tenho um 206 o mesmo está aquecendo na estrada, pois na cidade ele não aquece. Ele estava sem a válvula termostática.
Unknown disse…
Tenho um 206 o mesmo está aquecendo na estrada, pois na cidade ele não aquece. Ele estava sem a válvula termostática.
Unknown disse…
Fátima pode ser um problema muito simples de uma olhada nos terminais de bateria eles pode estar oxidado e causa esses tipos de problema OK
Unknown disse…
Fátima pode ser um problema muito simples de uma olhada nos terminais de bateria eles pode estar oxidado e causa esses tipos de problema OK
yuri disse…
TenhO um gol ao q está com esse mesmo problema
Unknown disse…
Olha pode ser o sensor de rotaçao ou tambem falha na alimentação do combustível
Unknown disse…
Doblo 2002 16 v está armando a ventoinha com motor frio .
O que pode ser?
Unknown disse…
Doblo 2002 1.3 , liga a ventilação, interna nas velocidades 1,2,3 porém ao passar para a velocidade 4
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?
Unknown disse…
Doblo 2002 1.3 , liga a ventilação, interna nas velocidades 1,2,3 porém ao passar para a velocidade 4
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?
Unknown disse…
Tenho um fox 2006 percebi que na estrada to em alta velocidade a temperatura ta subindo acima do meio quase chegando no vermelho e normal preciso de uma informação
Unknown disse…
Tenho um fox 2006 percebi que na estrada to em alta velocidade a temperatura ta subindo acima do meio quase chegando no vermelho e normal preciso de uma informação
Intergalacticox disse…
prezado, a ventoinha do gol g3 2001 fica acionada o tempo inteiro... mesmo com o motor frio. Tem dica? Obrigado
duda disse…
Troca de carro que seu problema vai acabar!
Unknown disse…
Dr. Tenho um new fiesta 10/11, ele estar super aquecendo a um bom tempo. Já troquei todo parte de arrefecimento do motor como válvula termostática Mangueiras tudo tudo mesmo cheguei a ponto de precisar fazer motor por duas vezes da primeira vez tive que trocar até cabeçote Mas até hoje meu carro não ficou bom continua esquentando já levei vários mecânicos e nada levei na autorizada eles trocaram outras coisas e também nada o que pode ser
Unknown disse…
De uma olhada no sensor da lenta. Tenho um Escort. E sei bem como é isso. Troca todos os componentes da tbi e deixe novos. E verifique também bobina. Troque ela.
Unknown disse…
Doutor do carro estou com um problema numa eco Sport 2000 motor rodam 1.6 troquei junta de cabeçote bomba da água radiador foi feito limpeza não tem valvula termostatica,a mangueira superior e inferior ela esfria perto do radiador o motor vem aquecer.
Unknown disse…
Doutor do carro estou com um problema numa eco Sport 2000 motor rodam 1.6 troquei junta de cabeçote bomba da água radiador foi feito limpeza não tem valvula termostatica,a mangueira superior e inferior ela esfria perto do radiador o motor vem aquecer.
Unknown disse…
Boa noite, tenho um meriva 2003 1.8 16v que está com o seguinte problema: Em dias muito quente ao ligar o ar condicionado, a temperatura do motor sobe muito chegando quase no vermelho (mesmo estando na estrada, sem transito), se eu desligar o ar condicionado, a temperatura abaixa normalmente.
Teve algumas vezes (umas 3) que não abaixou, tive que parar e desligar o carro.
A ventoinha está armando, tem água no sistema já passei por dois mecanicos que falaran que era junta de cabeçote queimada foi feito o mesmo nos dois mas não resovel nada .
Se o clima não estiver muito quente, uso o ar normalmente e a temperatura do motor permanece no nivel normal.
Unknown disse…
Doutor carro Boa noite tenho um pegeout 206 ele tá aquecendo já troquei o sensor de temperatura e a valvula termostatica e não consigo resolver hj eu figuei com o maior ligado até a ventoinha ligar blz mas quando eu estava vindo embora o ponteiro abaixo e começou a sair fumaça aí eu parei o carro e abri o capo no conector do sensor de temperatura eu cortei o fio cinza e ele armo direto aí esperei o motor esfria e vim embora mas ele ficou com a luz stop aceza mas vim embora
Unknown disse…
Bom dia meu celta 2010 hj acendeu a luz de injeção e quando paro o carro ele está morrendo mesmo em ponto morto outro observação e que está marcando que o motor está super aquecido e nunca ocorreu isso o que pode ser ??? Estou no trabalho e para voltar são 60km ainda estou com medo de voltar e ele para do nada
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Tenho um Palio 2003 com esse mesmo problema. Já troquei o sensor e zerou o módulo. Mas sempre que desço a serra acende a luz da injeção eletrônica e cai o ponteiro da temperatura. Quando chego na baixada que uso mais o acelerador o ponteiro sobe e apaga a luz da injeção. Não sei mais o que fazer
Unknown disse…
Tenho um Palio 2003 com esse mesmo problema. Já troquei o sensor e zerou o módulo. Mas sempre que desço a serra acende a luz da injeção eletrônica e cai o ponteiro da temperatura. Quando chego na baixada que uso mais o acelerador o ponteiro sobe e apaga a luz da injeção. Não sei mais o que fazer
Unknown disse…
Tenho um Palio 2003 com esse mesmo problema. Já troquei o sensor e zerou o módulo. Mas sempre que desço a serra acende a luz da injeção eletrônica e cai o ponteiro da temperatura. Quando chego na baixada que uso mãos o acelerador o ponteiro sobe e apaga a luz da injeção. Não sei mais o que fazer.
Unknown disse…
estou com mesmo problema e queria uma resposta de um especialista
Unknown disse…
Isso é problema no motor de arranque, meu carro estava assim, motor frio era só dar a partida e pegava logo mas quando tava quente levava um tempo para pegar, depois de levar aqui e ali teve que trocar o motor de arranque e resolveu o problema!
Bruno disse…
Bom dia doutor carro
Tenho um polo 1.6 levei no mecânico para fazer o motor ao me entrega o carro notei que a temperatura estava norma na cidade mais ao pegar a pista ela cai muito o que pode ser será que é a falta da válvula termostática? Ele me falou que tinha limpado a válvula termostática por isso que a temperatura estava caindo.
Lucio disse…
Bom dia, queria uma ajuda. Tenho um prisma 1.4 2010/11 sempre que pego trânsito com ar ligado, depois de algum tempo em uso o ponteiro de temperatura passando do meio do marcador o ar condicionado desliga e liga sozinho.
Já troquei sensor e válvula e permanece o problema. Isso pode afetar meu motor...?
Unknown disse…
Olá boa tarde!sou um apreciador das suas aulas produtiva Quero postar uma dúvida tenho uma Ecosport XLT 1.6 2004,e por três vezes queimou a junta do motor,os mecânicos falam que o motor ferveu, só que no painel a temperatura permanece normal. O que pode ser nesse caso.desde já agradeço.
Unknown disse…
Boa noite tenho gol g3 2005
Comprei esse carro a pouco tempo,
Tirei a carcaça da válvula
TermostatiAca , E NOTEI QUE
NAO TINHA A VÁLVULA, AGORA NAO
sei coloco uma nova ou deixo sem.
Alguém poder mim ajuda o q deve fazer.

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