Válvula termostática.Pode retira-la e deixar sem ela?
A função do sistema de refrigeração não é deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável.
A válvula termostática serve para que o motor atinja mais rapidamente a sua temperatura de trabalho, com isso o motor tem um melhor rendimento e um consumo de combustivel menor, quando esta frio ela esta fechada assim a agua circula apenas pelo bloco do motor quando a agua do bloco chega a temperatura de trabalho ela se abre permitindo que a agua circule pelo radiador e assim o seja resfriada e voltando para o motor.
Não aconselho tirar a válvula, o motor não vai parar por isso nem tão pouco aquecer, porém terá um consumo mais elevado e o rendimento no motor será menor enquanto nao atinge a temperatura de funcionamento.
Sem dúvida. Alguns mecânicos e eletricistas aconselham e fazem isso,quando eles não têm a peça ou quando o motor sofre aquecmento. Mas o procedimento deve ser provisório. A válvula é um componente do sistema de arrefecimento do veículo, é ela que regula a quantidade de água bombeada ao motor e permitindo tambem a troca de calor e na falta da mesma, o sistema pode fornecer maior quantidade de água para resfriamento, o que dificulta o interruptor térmico do radiador determinar a temperatura na qual a água se encontra, e é ele quem arma a ventoinha quando a temperatura da água do radiador está alta. O interruptor térmico não deixa de funcionar na ausência da válvula. Rodando assim por muito tempo seu motor pode acarretar prejuízos aconselho não retirar.
A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira.Na verdade a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta toca-la.
Comentários
POREM O PIOR E QUANDO EU ESTOU EM UM MUNICIPIO QUENTE E SUBO UMA SERRA
AI A TEMPERATURA DESPENCA A PONTO DE ZERAR E LIGA A VENTUINHA E ACENDER A LUZ DA INJEÇÃO O MOTOR ESTA COMPLETAMENTE FRIO, PARO O CARRO DESLIGO , E LIGO DE NOVO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SOBE U POUCO E APAGA A LUZ DA INJEÇÃO ,TENHO QUE ANDAR DEVAGAR
PARA QUE A TEMPERATURA NÃO CAIA DE NOVO , ETCCCC. JÁ TROQUEI O CENSOR DE TEMPERATURA 2 VEZES , FOI ZERADO O MDULO E OS PARAMETROS ,E NADA , ME FALARAM QUE A VALVULA TERMOSTATICA ESTAVA NO LUGAR MAS NA VERDADE NÃO SEI,PODERIA ME DAR UMA DICA DO QUE SEJA , SEI QUE L200
TEM UMA RESISTENCIA QUE FICA NA FRENTE QUE QUANDO ABRE INDICA 100 GRAUS , SERIA POR AI???
Meu nome é Fatima, e tenho um Ford Escort 1.8i 1995.
Sempre estou olhando e mantendo ele super bacana.
Porém a alguns meses atrás, eu estava andando com ele e ele morria.... esperava um pouco e pegava... assim fomos trocando peças... ex: bomba de Combustível, desativei o antifurto e no
final descobriram que era o relé da Bomba de Combustível.
Ok, tudo trocado carro beleza.....
Logo passados 3 meses, veio uma bomba....carro falhando, pouca força, até a troca da Junta de cabeçote, todos o tubos e mangueiras da agua, assim com também o reservatório de agua...
Beleza, carro arrumado, tudo bem!
Agora, nas duas ultimas semanas ele está apresentando um novo caso....
Pela manhã, ligo tudo bem ando dias.... quando de repente estaciono no trabalho e quando vou liga-lo não pega.... tenho de aguardar no mínimo de 30 a 40 minutos para que ele volte a pegar e daí são mais dias até acontecer novamente.
Levei para o eletricista que sondou as peças e não encontrou nada.
O que fazer? Me ajude.
Estou seguindo o seu blog, mas não consegui postar, nem encontrar nenhuma resposta referente a este assunto.
Por favor, me ajude! estou ficando muito insegura, pois não sei quando isto vai acontecer e nem se ele ligará novamente.
Trabalho a noite e quando saio do trabalho tenho medo de ficar na rua.
Agradeço antecipadamente, esperando encontrar uma resposta para este caso.
Atenciosamente
Fatima Brito
abraços
Teve algumas vezes (umas 3) que não abaixou, tive que parar e desligar o carro.
A ventoinha está armando, tem água no sistema.
Se o clima não estiver muito quente, uso o ar normalmente e a temperatura do motor permanece no nivel normal.
O que pode ser?
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?
Desliga. Só na 4 que não funciona.
Alguém pode me ajudar?
Teve algumas vezes (umas 3) que não abaixou, tive que parar e desligar o carro.
A ventoinha está armando, tem água no sistema já passei por dois mecanicos que falaran que era junta de cabeçote queimada foi feito o mesmo nos dois mas não resovel nada .
Se o clima não estiver muito quente, uso o ar normalmente e a temperatura do motor permanece no nivel normal.
Tenho um polo 1.6 levei no mecânico para fazer o motor ao me entrega o carro notei que a temperatura estava norma na cidade mais ao pegar a pista ela cai muito o que pode ser será que é a falta da válvula termostática? Ele me falou que tinha limpado a válvula termostática por isso que a temperatura estava caindo.
Já troquei sensor e válvula e permanece o problema. Isso pode afetar meu motor...?
Comprei esse carro a pouco tempo,
Tirei a carcaça da válvula
TermostatiAca , E NOTEI QUE
NAO TINHA A VÁLVULA, AGORA NAO
sei coloco uma nova ou deixo sem.
Alguém poder mim ajuda o q deve fazer.